DORITA A PRESIDENTA

Dorita acordou cedo, como de costume tomou seu café com leite bem quentinho que sua mãe fazia com muito amor e carinho todas as manhãs. Em seguida escovou os dentes e terminou de se arrumar, pegou sua mochila, já batida pelo tempo que vinha sendo usada, e partiu para mais um dia de aula na escola que ela amava de paixão.

Dorita adorava estudar nesta escola, pois todo dia era uma aventura diferente para ela. A unidade escolar era uma escola pequena mais ricamente recheada de cultuas diferentes e isso fazia com que as crianças se agitassem muitíssimo a todo instantes. Cada criança tinha costumes e hábitos muito diferents uma das outras e viviam uma realidade social muito diversificada entre si na mesma comunidade.

Logo que Dorita chegou ao portão da escola foi surpreendida com uma mulher extremamente estressada que queria saber quem era a tal menina valentona que queria arrumar uma briga com sua filha. Dorita a observou de longe e nada disse, levar uns tapas dos colegas da escola podia até acontecer,mas com certeza alguem faria alguma coisa para evitar tais atitudes. Nesta unidade de ensino era preciso saber se defender por meio do diálogo e saber se socializar para assim evitar os problemas que tentavam assustar os alunos, autoconfiança, determinação e respeito é algo essencial para alunos que desejavam frequentar a esta unidade de ensino na cidade de Rio Branco do Sul.
Ao entrar no pátio da escola Dorita deu a volta correndo pelo pátio da escola verificando se tudo estava de acordo com o dia anterior, assim que circulou a escola correu para a porta da sala à espera do Professor, seu maior desejo era entrar correndo para dentro da sala e agarrar a melhor carteira, a mais limpa e confortável, coisa que muitas das vezes era raridade, não que não tivesse, é que os alunos em geral adoravam escrever nas carteiras e realizar maravilhosas obras de arte nas paredes. Assim acabavam danificando as coisas novas para ter o gostinho de dizer que estavam velhas, buscando sempre um motivo para se livrar das lições e para poder se sentir livres para fazerem o que bem queriam.

O professor era sempre firme com seus objetivos, e buscava diversos meios para motivar seus alunos na construção dos conhecimentos e para torna-los cidadãos críticos e autônomos. Neste dia o tema da aula foi notícias e para o debate daquele momento o tema se deu sobre política, pois era em um ano de eleições e todos os jornais falavam dos mais polêmicos candidatos à presidência da república.
Dorita muito se interessou pelo assunto e começou a folhear algumas folhas de jornais impressos que o professor havia levado para os alunos analisarem. Em um dado momento ela se deparou com as imagens dos atuais candidatos à presidência do país.

Dorita começou a ler a notícia e como um toque de mágica ela adentrou ao assunto se tornado uma das candidatas a presidência da república mais desejada do momento.
Como candidata Dorita desafiava os mais temidos candidatos como: Jairo Bolsonaro e Maria Silva, em debates nas redes televisivas de comunicação Dorita respondia eloquentemente a todas as perguntas com um rico conhecimento jamais visto por humanos no planeta terra, parecia até que Dorita estava possuida por um conhecimento ultra mega avançado, possivelmente adivindo de outro sistema solar.

Dorita fazia no momento uma política encantadora, ela apresentava uma renovação política que salvava o Brasil da grande vergonha governamental que o pais vivia no momento.
Durante esse momento mágico que Dorita estava vivendo na política ela venceu todos os candidatos logo no primeiro turno das eleiçoes e em seguida assumiu a Presidência do Brasil. Sua primeira ação foi olhar com olhos de amor para Rio Branco do Sul e para a escola que ela tanto amava.

Logo de início ela proporcionou uma grande reforma em sua escola amada e construiu uma grande biblioteca para que todos os alunos pudessem se divertir lendo todos os tipos de livros que desejassem e também construiu um grande ginásio de esportes para que todos os alunos pudessem fazer as aulas de educação física com espaço adequado para poder correr e se divertir. Em seguida ela reajustou o salário de todos os professores do município para que todos tivessem prazer e motivação para continuar ensinando com amor e carinho a todos os alunos.
Além dessas grandes mudanças promovidas logo no início do mandato de Dorita, ela ainda juntou todas as finanças em caixa nacional para distribuir aos alunos moradores da região, para que eles pudessem realizar seus sonhos e para que eles pudessem fazer suas alimentações diariamente de acordo com a fome de cada um. Nesta comunidade os amigos de Dorita tinha muita amizade com a fome e Dorita considerava esse tipo de amizade perigosa para as crianças.

Dorita lutava bravamente para resolver os grandes problemas de sua comunidade, mas ainda faltavam muitas coisas para ela fazer em prol de seus conterrâneos.
De repente uma grande manifestação foi se formando em todo o país para fazer o impeachment de Dorita, nesta manifestação o Ex-candidato à presidência Jairo Bolsonaro vinha com toda a sua fúria para tirar com as próprias mãos o poder que estava nas mãos de Dorita.

Neste momento, todos na sala se assustaram, pois, Dorita gritava em alta voz:
- Me deixem governar o país, pois eu quero que salvar a humanidade da escuridão que a cega por completo. Eu quero que os adultos vejam o mundo com os olhos de uma criança, eu quero a paz, amor, carinho, justiça, dignidade...
Então Dorita percebeu que todos na sala olhavam assustados para ela e que tudo não passara de uma viagem pelo mundo da imaginação no veículo da leitura.
Todos começaram a rir dela, mas o professor interferindo fez a seguinte sugestão:
Façamos uma eleição para elegermos a Presidente da escola que representará não só a sala, mas toda a comunidade escolar buscando garantir os direitos e os deveres de todas as crianças nesta comunidade.
Assim todos focaram neste trabalho, afinal valia a metade da nota do bimestre e essa era a grande oportunidade de cada um fazer a sua parte para buscar de fato uma nova realidade.
Fim

Francisco Carlos da Silva Caetano
Francisco Carlos da Silva Caetano
Enviado por Francisco Carlos da Silva Caetano em 14/09/2018
Reeditado em 17/09/2018
Código do texto: T6448957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.