Onde este Mundo vai Parar?

Os humanos tão acostumados em enxergar tudo conforme seu tamanho, só conseguem perceber o mundo ao seu redor de acordo com a dimensão que possuem. A grandiosidade em cada detalhe passa muitas vezes desapercebida... Há muita vida em volta, em cima e abaixo de nós...

Depois de um dia cheio de trabalho nas 'linhas de produção' que cruzam todos os lugares, enfileirando trabalhadoras determinadas e obedientes que exercem cada qual sua função, a pequena formiga segue para o interior do formigueiro e caminha realizada para sua 'casa'.

Uma casa não muito diferente da nossa, pois as grandes formigas cientistas observaram por anos o modo de vida dos humanos e desenvolveram também toda tecnologia e praticidade que possuímos, mas em pequena escala. Com algumas diferenças, é claro! Por exemplo: algumas formigas foram sacrificadas em nome do progresso, grudadas em fios de energia elétrica para que pudessem conhecer e utilizar a mesma energia que passa oculta debaixo da terra em diversos cabos coloridos.Mas para a preservação do meio em que vivem preferem utilizar-se da energia gerada pelo vento, pela água: o mínimo pode gerar energia para o formigueiro inteiro!

A pequena formiga operária chega enfim ao seu lar, onde é recebido pela sua companheira formiga como um verdadeiro nobre. Ela pergunta como foi seu dia, ele conta que foi um dia produtivo e que o único equívoco acontecido foi uma falha na imensa fila, mas logo foi solucionado. Também lhe confidencia sua preocupação, pois o tempo anda meio confuso e já não podiam mais se orientar como antes: em algumas áreas a vegetação tem suas folhas e floração atrasada devido a isso.

A dedicada companheira formiga segue para sua pequena cozinha para colocar a mesa para o jantar, depois de servir ao cansado chefe da casa uma dose fresca de néctar para abrir o apetite. Feliz pelo dia de trabalho e por enfim estar em casa para seu descanso, a formiga operária segue para sua poltrona preferida, estica as patinhas e liga sua pequena tv. Passou o dia concentrado no trabalho e irá se atualizar das notícias que acontecem no mundo...

As notícias não são muito boas, e o semblante da formiga se modifica:

- Aumenta para um milhão o número de mortos na enchente que ocorreu na Segunda-feira, do lado Oeste do Parque do Ibirapuera. Um humano sentado na grama verde derrubou uma garrafa de água mineral que atingiu em cheio o formigueiro em plena atividade.

- Catástrofe: Um formigueiro inteiro da Zona Leste de São Paulo foi exterminado após um humano injetar veneno. As formigas famosas por sua habilidade em grandes cortes foram pegas desprevenidas após uma porção de fumaça cobrir a fila em tráfego intenso assim como as entradas que levam ao grande núcleo. Desorientadas, correram para abrigar-se no formigueiro, mas o fim foi inevitável: nenhuma formiga sobreviveu. Já na zona Norte do mesmo município outro extermínio em massa: iscas granuladas foram colocadas em lugares estratégicos no percurso de centenas de formigas Cortadeiras, e não se percebendo da periculosidade da substância, algumas carregaram a isca para a parte mais profunda do grande formigueiro considerado o mais populoso da região. Os cientistas estão desenvolvendo métodos para que as populações de formigas possam reconhecer a substância de imediato e esse tipo de catástrofe não volte a ocorrer.

- Formiga julgada por roubar uma folha inteira: Eis o discurso na íntegra diante da pergunta "culpada ou inocente?"- "Eu formigo confesso, roubei uma folha para jantar.As matas siliares , já sem viço, expulsou-me para cidade, os parques povoados de humanos que não têm onde morar. tira-me agora o direito de comer. Roubei, mas não nego, as prisões estão cheias, onde o senhor vai colocar-me? Junto ao formigo que matou porque achou feio o caminhar do outro formigo?Ou o que levou para dentro de casa um pouco de talco sem perfume?" [contribuição de Denise Figueiredo]

- Uma bisnaga caiu da flor mais alta de um Espatódea e mata uma: foi na região central de um bairro de subúrbio na capital. No exato momento que a bisnaga desprendeu-se da flor passava no local G.Y.I, idade indeterminada. Ela morreu na hora.

- Conflito: Formigas pretas protestam o direito por flores lilás no Jacarandá da calçada. Uma quantidade incalculável de formigas pretas entraram em conflito nesta manhã contra um único besouro desarmado apreciador das flores lilás azuladas que exalam agradável perfume. As formigas exigem que o besouro se retire da árvore sob alegação de que já residem no local há muito mais tempo. Até o momento nenhuma formiga se feriu.

- Massacre: moleque desalmado pisoteia e mata centenas de formigas após pisar em um formigueiro na Zona Sul destruindo-o por completo. Vários corpos ainda estão desaparecidos e as equipes de resgate pretendem vasculhar a sola da sandália H (o nome é muito extenso e as letras muito grandes para serem lidas) assim que o proprietário da mesma for encontrado. "Com o uso de nossa comunicação via-antena o meliante logo será encontrado” - diz o general da tropa de resgate e defesa, Formigano Formigável.

- Atenção: está desaparecida uma das operárias do formigueiro da região do Guarapiranga. Segundo testemunhas a operária foi vista com pressa para chegar na fileira de onde se perdeu e pegou carona com uma folha que passava na represa. Ela não chegou até o momento. Equipes já realizaram buscas visuais, mas nenhum sinal. A hipótese é que pode ter havido um vento que causou uma correnteza desviando-a de curso. Várias folhas foram encontradas flutuando sobre as águas, mas em nenhuma havia sinal de formiga. Quem tiver alguma informação ligar para 1.

“Fiquem agora com o capítulo inédito da novela ‘Coisas de humanos que não devemos fazer’, e logo a seguir o filme: ‘Exterminador de Formigas’. Boa noite!”.

A formiga operária estica seu pequeno bracinho, aperta o minúsculo botão vermelho e desliga a tv, inconformada. Levanta-se com esforço como se um grande grão estivesse sobre suas costas cansadas e segue para a mesa de jantar. Senta-se com o semblante caído e tristonho e ouve sua companheira:

- Não devia assistir a essas coisas quando chega em casa...

- Onde este mundo vai parar... - sussurra a formiga que se põe a comer.

Moral da história: Se este conto fosse real, mesmo assim ninguém ia se importar.

São Paulo, 09 de Fevereiro de 2009.

Shimada Coelho A Alma Nua
Enviado por Shimada Coelho A Alma Nua em 09/02/2009
Reeditado em 09/02/2009
Código do texto: T1430140
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.