AS TENTAÇÕES DO CASAMENTO

AS TENTAÇÕES DO CASAMENTO

Claudeci Ferreira de Andrade

Depois de um ano de sua separação, Cornélio no limiar do tempo determinado por lei para acertar toda a sua papelada e oficializar sua situação de homem livre. Nessa vida de casado e de Cornélio só lhe sobraram duas oportunidades para ser infeliz: com ela e sem ela. Nesse intervalo de um ano aconteceu sua maior crise. Com ela deu se a queda de um homem, só ali se iniciou a sua decadência moral e social. Do mais nobre homem, ele tornou-se um dos mais degradados, e banido dos direitos de leito imaculado. No outro momento, sem ela, começou o resgate e a redenção de uma mulher. Lutando pela libertação das garras da rebelião, ela foi, em parte, reintegrada no favor de seu marido e tornou-se participante de seu lazer nos momentos de folga. Com ela, a sua casa era o lugar mais belo e aconchegante da terra. Nele pululavam todas as razões de alegria, e estavam em harmonia entre si. Sem ela, fora desfigurado por um intervalo de um ano, muitas visitaram sua casa, mas era um lugar intranquilo e isolado e não possuía espaços abertos em que se podia olhar para cima e ver o sol novamente.

Na primeira fase, o personagem central do drama é o Cornélio, que também é filho de Deus. Não é um exemplo de beleza, mas portador de um corpo cheio de saúde, funcionário público, um bom administrador do lar. E o qual estava em paz com o céu e a terra. Surge outra tentação: ela resolveu agradar a si mesma. Desse momento em diante a casa estava novamente em perigo! Vanda pondera, hesita e cai. Entrega-se ao domínio de satanás. Do outro lado, Cornélio, outra vez, desesperado e rejeitado por ela e gracejado por seus amigos. Surge a terceira a tentação: ela quer de novo morar junto com ele, assim que perdeu seu atual namorado com quem condescendeu com os desejos da carne, e adulterou mais uma vez, arranja uma desculpa de querer ter filho com Cornélio, pois julgara ser ele o homem ideal para ser pai. A casa estará novamente em perigo!

Se Vanda houvesse alcançado a vitória sobre a sua primeira tentação; alegria, felicidade e vida abundante teriam sido o seu quinhão. Cornélio perdeu o domínio sobre sua esposa! Porém não perdera sobre si mesmo.