O que será que mudou ?


Ontem notei algo curioso, andando pela rua a caminho de uma entrevista de trabalho, observei que algo estava diferente em mim, mas o que seria e o porquê de tantos olhares curiosos ?. Todas as pessoas que passavam por mim olhavam-me de uma forma diferente. Fui me perguntando pelo caminho, porque isso hoje ? . Cheguei a tentar me olhar várias vezes no reflexo das vitrines das lojas. (pensando) se teria algo pendurado em mim, tipo aquelas brincadeiras que fazem de colar um papel nas costas da pessoa com algo bem engraçado escrito. Não achei nada. Minha roupa não estava do avesso, nem manchada, nem minha maquilagem borrada ou acentuada, meu cabelo estava da mesma forma de sempre, passei a mão para ajeitá-lo e pensei:
"Meu Deus, seria eu confundida com alguém procurado pela justiça ?"
Tenho dividas hoje, como todo o "bom brasileiro" nestes tempos tão difíceis, nessa crise maluca, com salários tão medíocres, ou na total falta deles (como no meu caso), seria isso ? Não, não poderia ser, eu com certeza me depararia com milhões de pessoas chamando a atenção das outras por onde passassem.
Cheguei no local do meu compromisso, mais olhares iguais, da recepcionista ao Diretor da empresa que olhou de uma forma especial ao cumprimentar-me dirigindo-se a sua sala.. Pedi gentilmente a mocinha da recepção que me indicasse onde era a "toalete" o famoso "WC", precisava de um espelho maior, entrei rapidamente a procura de uma explicação sensata ao meu já instalado pânico, uma faxineira que lá estava, após um sorriso sem graça, olhou-me e senti que me examinava dos pés a cabeça. Pensei, ao constatar que não existia um espelho naquele banheiro: "perguntarei a ela, se tem algo errado em mim." Mas como fazer isso sem que ela notasse minha insegurança, sem que ela sentisse que eu havia notado aquele olhar inicial lançado por ela.? Criei coragem e perguntei:
- Puxa notei que aqui não tem espelho, me diga com sinceridade você acha que estou bem ?
Para o meu espanto ela me responde com uma indagação
- Como assim moça ?
- Queria saber se há algo errado comigo, é que tenho uma entrevista agora. Você acha que estou bem ?
- Olha moça, se você acha que está, não serei eu a dizer o contrário.
Fiquei alguns minutos olhando para aquela mulher simples que aparentava mais idade do que deveria ter e sorri dizendo:
-Obrigada, você salvou meu dia .
Ela parecendo não entender, sorriu também dizendo.
- De nada, espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte a você. (saindo do recinto em seguida).
Em minutos passou pela minha mente o inicio daquele meu dia e percebi que apesar dos grandes problemas, que eu estava passando, havia saído da minha casa certa de que aquele dia, seria um grande e lindo dia e o inicio de uma nova jornada. Havia carregado a minha alma de esperança, tanto que escolhi uma roupa num tom verde muito bonito para vestir pela manhã.
Hoje não estou usando nada verde, mas antes de começar neste meu novo emprego, que finalmente conquistei ontem, após a tal entrevista, revesti de verde as minhas letras para escrever estas palavras e enviá-las a quem delas possa precisar.
Tenha você um lindo e "verde" dia !!! ... O meu já vai começar.


- publicado no site da magriça em 15/09/2003
Sonia Ferraz
Enviado por Sonia Ferraz em 07/01/2010
Reeditado em 07/01/2010
Código do texto: T2015411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.