CRIANÇA NÃO MENTE

A prova da evolução nós vemos todos os dias.

Vemos crianças nos assombrar com suas respostas e até perguntas que nunca poderíamos imaginar que uma criança de pouco mais de 3 anos pudesse fazer.

Eduardo, o primeiro filho da Valdete, é do tipo de criança que encanta e surpreende a todos por sua capacidade de raciocínio e discernimento e mesmo por saber questionar.

Criança precoce, Eduardo, bem cedo, começou a assombrar os pais com perguntas que os deixavam cada vez mais encabulados diante de situações às vezes vexatórias em que ela os colocava.

Era comum a Valdete ficar encabulada diante de situações e perguntas que Eduardo fazia.

A ingenuidade, a inteligência e o fato de não mentir faz da criança algo de especial. Assim era o Dudu.

Dificilmente a criança mente. Ela apenas fala o que pensa e sente.

Certa feita, sua mãe foi visitar o filho de uma amiga antiga que estudava na capital, que estava de férias na cidade. Como não tinha com quem deixar o filho, levou-o durante a visita à amiga.

O filho de Guiomar era um tipo tipicamente mestiço. Era alto, musculoso, rosto redondo, cabelos negros, lisos e olhos levemente oblíquos. A boca era grande e os lábios grossos. Os antepassados de Guiomar eram índios que habitaram aquela região e o filho herdara praticamente todas as características dos antepassados.

Além das características selvagens, ele tinha uma pele grossa e rugosa. Não existia nenhuma beleza externa no rapaz. Enfim, o rapaz não era o que se poderia chamar de belo mancebo.

Era muito feio.

Quando chegaram, Guiomar apresentou seu filho a amiga. Dudu, depois de olhar atentamente o filho da Guiomar, dirigiu-se a este e disse:

-Puxa! Você é bem feio.

Naquele momento criou-se o maior alvoroço.

A mãe da criança, tentando remediar a grande verdade falada por ela, diz:

-Filho, você quer dizer, que o cabelo dele está feio, né?

Ao que o menino respondeu:

-Não mãe, eu estou dizendo que ele é muito feio mesmo. Esse sujeito é horrível. Não é apenas o cabelo dele que é feio.

Diante daquelas verdades incontestes faladas por uma criança que não sabia mentir, a mãe de Dudu se desculpou e sem mais delongas saiu, enquanto ia repreendendo a criança pelo caminho.

- Filho, nós não podemos falar assim desse jeito das pessoas, temos que ser mais delicados.

Dudu, sem concordar, respondeu:

-Mas, mãe ele é muito feio mesmo.

Embora não pudesse falar diretamente ao filho que concordava com ele, Valdete apenas sorriu e disse que ele não poderia continuar a falar daquela maneira com as pessoas. Muitas pessoas se sentiam ofendidas e poderiam até perder a amizade dela.

Dias depois, quando resolveu visitar uma amiga que não via já há algum tempo,chamou o filho e fez a seguinte recomendação:

- Filho, vou visitar uma amiga, porém você não poderá falar que ela é feia. Você deverá dizer que ela é linda, muito bonita e simpática. Entendeu?

- Sim, mãe, pode deixar.

Chegaram.

Depois das tagarelices costumeiras, Dudu continuava parado, olhando e calado. Depois de alguns momentos em que as amigas conversavam, o menino pediu à mãe que ela se abaixasse pois queria lhe falar um segredo.

Valdete se encontrava satisfeita. O menino não chegara a emitir suas opiniões sobre a amiga. Havia ficado calado.

Ela aproximou-se do filho, abaixou-se e então o Dudu, sem mais delongas, disse:

- Mãe, eu posso ficar calado?

27/08/06 - VEM

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 20/09/2006
Reeditado em 07/10/2010
Código do texto: T244858