"REIMÉIDIU PRÚS ZUVIDUS"

Fabriçu cordô cedu nus bérrus qui tava cus zuvidus duenu. A mãe uma negona qui num cumia nada manhicidu, deu uma rabada di zói nu muléqui i discascô:

--Cê num tem jeitchu nãu, já ti falei prá módis num banhá nus córgu suju, mais num dianta falá cu cê, é mais fáci um jumenti miscuitá quêssi muléqui,genti! Péri treim, vô cuá u café, adispois eu dô uma zoiada nu qui tem nessas zoreia cebosa.

Badia cuma qui querenu castigá u fii, ficô cantarolanu inquantu Fabriçu sisprimia:

Mãi! Vê logu mãe, tá duenu.

---Vem cá! -pois a cabeça du muléqui entri u vãu dais perna,zaminô prá lá, prá cá, oiô na lata dais tranqueradas i nada di reimeidiu; pensô...pensô...

---Fabriçi! Caça uma barata! Lógu muléqui lerdu, meu Deus!

---Mas que cá sora qué memu, mâe? Num miscuitei."Caça uma baraaaaaaaaaaaaaaaaaaata, trem."

---Mãi, ondé queu vô achá barata? Seu tô cus zuvidu duenu, sora manda eu caçá barata? Sora qué viva o morta?

Que cá sora vai fazê quéla? " Fiá nus córnus,treim besta! pricura aí trem disajeitadu,é ieu qui tô cuz zuvudu duenu, é?

Fabriçu rodô pra tudu quantéra cantu i achô uma baratõõõõõna gorrrda feituchu uma sapa.

---Mãi! achei essa, servi?

Badia pegô u treim num safanãu, deu uma isprimida na coisa,pegô uma cuié, pois a barata cum pocu di ói di cumida na cacunda déla, cendeu a lamparina , i inquantu fritava a mistura ,ia siscumunganu u fii arteru:

---Ói senvregõim, tô fazenu essi reiméidiu prêssi seu zuvidu porcu , mais su cê novamenti sinfiá nus córgu suju cus muléqui da Rita Preta ,cê mi paga. Destá.

Quandu u ói tava fritu, Badia dexô u trem morná,i novamenti fiô a cabeça du fii nu vãu das pena, pegô um chumussu di argodãu suju memu, feiz um imbibidu cardozu , i fiô nus zuvidu du Fabriçu.

Genti! U muléqui sartô feitchu cabritu quandu capeli.

---Tá duenu, mããããããããããe! Sora pois di u treim quenti, mãi.Tô cum gostu da barata i di b... na boca mãi, a barata tava na privada!

---Cali a boca seu treim isquisito feiçãu du seu pai! Já passa! Péra ai: ondé qui tava memu a barata?