Mãi, tivi nu Córgazu.
Muita coisa lá tá mudada , mais inda taquêli ar cus letradu fala milancolia; pareci quinterraru sapu mortu na intrada du arraiá ; num vai prá frenti nem cum ferru.
A casa du Miguélãu , tá du memu jeitim; na frenti inda é u butécu cum pinguçu si trombãnu discutinu jogu di bola. Tinha uns lá vozeranu du curintia.
Ondéra u Zé Carneru , tá diferenti: dirrubaru a tapera di talba , i um tar di Bigódi, quéra amigadu da fia du marreteru , feiz um butécu ; pois umas oncinha, uns quilim di cabu di rei, i na carçada uma mesa di jogu. Fica lá, isperanu u tempu passá, tomanu pinga, i fuxicanu da vida dus zotru. A muié deli é nova, mais relaxaaaada qui dá réiva. Tem dois fii.
U Perninha inda tá lá, tronchu mais tá im pé. Otru dia recebeu u inpis, i cuma fala prá tudo quanté buracu, falô inté prus cabritu, qui tinha ricibidu.Bateu parma na porta deli, uns ingumadim, priguntanu seli quiria criá bódi di raça, di meia. U tontu mandô us zomi entrá. Mãe, robaru inté a manga verdi queli tava cumenu.
U Demá fii du Tié ,deu um tróçu neli i bateu as botas. A muié deli qui num sabi fazê u ó sentada na farinha di trigu, tá rica recebenu u zói da cara di pusentaduria. Marca tudim quanté rua cus quartu impinadu, cuma foici madami. As pinguçada tão disputanu a pinga i a tapa a vaga du Demá.
Coitadu! Queu gostava deli, gostava, mas queli tava véi, fei i magru cuma socó, tava.
A casa du Mãozinha, inda tá du memu jeitim. Sei quem mora lá não; um povãu isquisitu.
Vi u Córró Pretu, fii da Zéfõna . Tá cus cabelu quérénu brânquiá, i cum anus i anus na cacunda , inda num rumô muié; sei lá que qui tá isperanu. Tá tãu bãu da cabeça qui mi conheceu. Tá pusentadu, só coçanu.
Aqueli senvergõim lisu na corda puxadô dégua dus zotru qui robô minha porca i meu arrei, foi pus quintu; tá nu Roselão cumenu terra. 
Du Tiãu Melancia , nem sinar; mais a casa du Barbinu tá du memu jeitim, cu terrerim cheim di galinha. Ondéra u butécu da Boca Larga, tinha duas porta, agora fecharu uma; a casa ficô iguar u Felão i seu cavalu, caoi.
A Cida nora du Lérdu Suvuca , tá magra iguar siriema, i vééééééa qui dá dó. Siscondi num munturu di tijolu qui prá entrá na tapera é só cum facãu dus bãu; u matu ingoli a gente.
U véi dela? Sóra num cunheci u isqueletu. Quem diria qui foici ficá véi i fei daqueli cheitu, genti!
Ondéra u campu de bola, as cobra deita i rola.
Na casa qui nóis morava, tá quai tudim iguarzim, mais cortaru u pé di borbãu, u pé di abacati , i ondéra a privada, prantaru um pésãããu  de nanica; tem banana prá modi ichê a pança di mei mundu. A cafua inda tá intirinha intirinha, cas talbas preta du tempu, cuberta cus memu zincu. U poçu secô. 
U disgranhentu du morãu, qui quazi me cegô, inda tá lá, querenu cegá otru. A cerca? Cumeru . Tem mais nãu.
Da luiz assombrada num priguntei , mais a lagoa queu caí da égua du fiu duma égua du Binãu, inda tá chea. U Martélu sóra nem cunheci; tà cuá cara dispelanu.