O que é o anonimato?

O que é o anonimato?

Nada melhor do que ir ao dicionário.

Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome".

Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o ato de manter uma identidade escondida de terceiros.

O anonimato ocorre:

•quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor;

•quando o autor do ato ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade

Interessante......

Seu sinônimo é : desconhecido, ou ainda, incógnito.

Seu antônimo é : conhecido.

No anonimato pode-se tudo?

Quase tudo?

Não sei...

A única coisa que compreendo é a falsa coragem que ele dá. Falsa coragem pois, através dele esconde-se o que não se pode revelar sendo conhecido.

Todo anonimato deixa mostrar seu autor através de seus modos, sua escrita, sua fala, enfim, pensa-se que se está escondido, mas, se observamos bem, o anônimo nos é muito conhecido.

Diz a Bíblia que não se pode esconder a luz por muito tempo...

Os sábios dizem que antes do raiar do dia, a verdade se mostra, límpida, como se fosse a água pura de uma fonte cristalina.

A verdade, ou seja, a dádiva de ser verdadeiro é como a água quando se mistura ao óleo. Sabe-se quem é água e quem é óleo.

Navegando pela internet, encontrei as seguintes citações:

" Uma falta que se tem neste mundo é o existir. Muitos ainda não se deleitam nem disto. O que sobra é o anonimato".

Altair O. Silva Jr.

" O ANÔNIMO - Finjo que não sou eu porque tenho medo de mim".

Rosa Berg

Apesar de tudo, sinto ainda que o anonimato pode ser positivo para aquele que fora alvo dele.

Como?

Ele dá forças, instiga para que sejamos sempre vistos, à luz do dia, sendo nós mesmos, assinando, pois, existimos.

Enfim, por pior que seja o que tenhas que falar para alguém, seja franco e fiel a você mesmo. Faça-se existir perante o mundo e perante a você. Nada tema.

Este texto é parte integrande do livro Contos e Encantos do Cotidiano - da autora.

Bia Fernandes
Enviado por Bia Fernandes em 02/10/2012
Código do texto: T3911998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.