Os três P's - Projeto para 2012

SEXTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2011

Os três P's - Projeto para 2012

Uma tarde chuvosa e de temperatura amena em São Paulo.

O edredom e os travesseiros me convidavam para um cochilo.

Pousei minha cabeça sobre o cheiroso artefato e o calor da coberta me fez adormecer.

Quando abri os olhos já se passavam das quatro horas da tarde.

Preparei um delicioso cappuccino com sequilhos e fui para a sala de inverno, com caneta e papel em punho para, mais uma vez, dar vazão à imaginação.

O assunto que me veio em mente foram os três P's.

Como assim?

Foi assim...

Há alguns dias, li sobre as virtudes do ser humano e, por algum motivo, sem ser especial, fixei-me na paciência, na prudência e na persistência.

Para ser fiel ao seu significado fui ao dicionário buscar o sentido correto dessas palavras.

É sabido que conhecemos o que cada qual quer dizer mas, não custa nada sermos um pouco científicos.

A paciência é a qualidade de quem sabe esperar. É a virtude que consiste em suportar.

A prudência é a qualidade de quem age com comedimento, buscando evitar tudo que julga fonte de erro ou de dano. É a cautela e a precaução.

A persitência é a qualidade de se conservar firme e constante. É continuar a ser ou a ficar, perdurar, permanecer sem mudar ou sem variar de intento.

Relendo as propriedades de cada palavra percebi que me faltam todas elas.

Pensei então:

- "Este seria um bom projeto para 2012... conquistar os três P's. - Mas, por quê e para quê eu deveria me empenhar nisso se é muito mais fácil desejar algo material?"

Larguei a caneca e beberiquei o cappuccino.

"Fácil! O porque é que sem as três eu não conseguiria alcançar nada material ou não material...Hum...nada fácil!

Enganei-me! O para quê é que é o problema! Seria um projeto intrínseco!

A paciência, creio eu, seria a mais difícil de ser conquistada, haja vista ser a maior das virtudes.

Filas, stress, correria, como ser paciente neste mundo?

Bem, com ela, conseguiria enxergar melhor o dia a dia e ao meu próximo. Ela me mostraria a vida pelos olhos oriundos do amor.

A ótica de tudo precisaria ser vista pelo ângulo inverso.

Belo discurso!

Daria uma boa briga!

Para conseguir buscar a paciência precisaria da prudência como aliada para não cometer as gafes corriqueiras do cotidiano que tanto nos maltratam e nos fazem machucar os outros e seria imprescindível a persistência, para que eu não desistisse antes mesmo de começar.

Sabe com é, quando a gente tem algo que dá trabalho arrumamos mil desculpas para não prosseguirmos".

Tamborilei a caneta e terminei minha bebida.

Respirei fundo.

Levantei e aproximei-me da janela.

A chuva ainda corria mansa pela vidraça.

Voltei ao texto e conclui:

"Este é um bom projeto para 2012. Este será o meu projeto para 2012!"

Bia Fernandes
Enviado por Bia Fernandes em 24/10/2012
Código do texto: T3949700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.