Histórico familiar: Relembrando as casas que moraramos jornada 77 anos...

A casa onde nasci, a 1ª que morou o Casal Aurelino e Isabel era quase igual a esta do vídeo acima... Só que a cobertura era de folhas de coqueiros em forma de trança como faziam os Índios... nesta casa de 1942 a 1948 e provavelmente até pós-colheita-Algodão – Arroz e Milho - maio/junho - A poucos km de Cosmorama/SP, provavelmente 5 a 6 KM, pois ia-se a cavalo... (Neste local plantava-se algodão para venda e arroz, feijão e milho só para os gastos da família).

Só que as paredes desta 1ª casa, eram revestidas com saibro... Depois de 1948 a inicio de 1949 em outra a 2ª casa, agora, já em Barretos, ou seja, 18 km da cidade, ficando entre Ibitu a Barretos na estrada antiga Barretos/Olímpia (Ibitu Distrito de Barretos/SP) Obs.. a casa era igual a do vídeo, porem um pouco maior coberta com telhas tipo bicas e paredes era de metades de coqueiro macaúba e revestida as paredes internas com saibro. Éramos crianças e lá passamos muito medo, pois esta casa tinha fama de ser assobrada. A 3ª já em 1950 ficava em outra propriedade em lavouras de café e tratava-se de uma colônia onde moravam mais de 10 famílias de cafeicultores, sendo as casas todas iguais em forma de circulo e havia um brejo no meio, donde pelas madrugadas se ouvia por varias horas o rugido de bugios, uma espécie de macacos grandes e a casa já um pouco melhor, pois igual a segunda porem toda revestida interno e externo. Obs.. Nesta casa havia uma riqueza em Frutas de todos os tipos e além de também nos cafezais havia muitos pés de mamão e banana nanica com cachos enormes, que não dava conta de consumir e um homem não conseguia carrega-los - tratava-se de porcos com bananas e mamão A 4ª um projeto mais arrojado em outra propriedade, sendo construída por meu pai seus irmãos,Justino,Benjamim, cunhado Pompilio e sobrinhos, Durval e Antônio, Franco e Louro...Também era de pau a pique e paredes revestidas de saibro - 10.000 pés de café cuidados culturais tudo manualmente, lugar onde fora desfeita uma floresta, manualmente por meu pai seus irmãos Benjamim, Justino, seu cunhado Pompilo e quatro de seus sobrinhos, Antônio e Durval, filhos de seu Irmão Zinho (Hermínio) residente em Pindai Bahia, que vieram para a tarefa, plantar 10.000 pés de café para plantar Engenho de rapadura... Frutas em abundância... Produção de café... Que deu origem à compra da propriedade aqui de Frutal. Obs. Antes em Tanabi em 1964/1977, no distrito de Ibiporanga/SP. Local chamado Barra Mansa.

Cheguei ate 1964 depois conto o resto... OK

Lembro que no começo eu ficava com medo dos bugios depois acostumei...

Agora resumindo: a 5ª casa já foi no município de Tanabi/SP e quase idêntica a 4ª...de Pau a Pique Porem a quarta já no final do período que foram alguns anos afrente foi trocado por uma de alvenaria para melhor conforto da família. Tanabi/SP, até com televisão e algo mais e já propriedade própria, sendo as anteriores terras arrendadas. Cafezal era a cultura do local parece que também eram 10.000 pés de café além de pasto e mais área para outras culturas. Obs. Eu não morei nesta casa, pois fiquei em Barretos desde março de 1962 para estudo e trabalho...

Posso contar o resto com mais detalhes... Basta que declinem favoravelmente... Só lembrando que na 1ª casa nasceram Eu José Pedroso, o Sebastião e o Claudhemiro. Na 2ª nasceu AntônioI que faleceu aos 14 dias... na 3ª nasceu o Osmar... na 4ª nasceram Adhemar, Antônio II, Cida,Helio, Luzia, Aldo e Renato e na 5ª nasceu o Paulo.

Lembrando que meu pai/mãe foram influenciados a mudar para Barretos por seu sobrinho João Rodrigues, casado com sua sobrinha Dudu (Durvalina). Ele padrinho de batismo do Claudhemiro. Voltando a historia do cafezal da 5ª, fora 1951/64 a plantar 10.000 pês de café por seu Chico Português... já residente no Brasil por vários anos que para cá veio com esta finalidade plantar cafezais, pois era sua especialidade. Ele ajudou a plantar os cafezais acompanhou dando as orientações iniciais e logo depois faleceu em um acidente de trator, em outra propriedade.

Nota: Se gostarem farei a complementação ...

A sexta casa da Família, própria comprada para abrigar os filhos que se mudaram todos para Frutal – Praça da Abadia – Cidade de Frutal/MG Eles começaram trabalhando comigo na empresa quase todos ou todos e permanecendo mais tempo o Adhemar, de 1970 a 1989 os outros Claudhemiro - Hélio – Luzia – Cida – Osmar – Paulinho, ficaram menos tempo e todos eles somaram positivamente para o progresso da Empresa ao longo dos anos – Claudhemiro e Hélio também ficaram mais tempo, talvez mais de década.

Nota: Aquele sobrinho Antônio, que também é Jose Pedroso, ou seja, sobrinho do Vô Aurelino, foi quem comprou a propriedade dele na Bahia, quando voltara lá provavelmente de 1964/66, para finalizar a venda da propriedade rural Baiana.

Ia esquecendo da 7ª Casa, que é a Sede da Fazenda Bananal, que abrigou a Família de 1977 até os dias atuais, já uma casa de alvenaria em estilo antigo, onde mora o Antônio.

Frutal, 21 de agosto de 2016.

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 14/09/2019
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T6744994
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.