O OFTALMOLOGISTA

Sempre que ela vinha ao consultório era um Deus nos acuda. As dores que dizia sentir eram multiplicadas, talvez querendo um rápido atendimento ou simplesmente por querer que alguém sentisse dó dela.

Ele, como médico de diversos clientes, tinha que além da profissão exercida com maestria, ser psicólogo, padre e outras infinidades de profissionais num só, devido aos inúmeros problemas que seus clientes traziam fora de sua área de atuação.

Como oftalmologista, surgiam todos os dias casos dos mais engraçados e que poderiam ser considerados como anedotas, tal era o modo de ser contado.

Mas, naquele dia, quando dona Josefa veio ao consultório para uma revisão, segundo ela, ele já sabia que ela traria algum problema.

Da última vez que ali estivera, há mais de 30 dias, saíra muito satisfeita e com mil elogios a ele. Embora uma chata, era uma boa cliente.

Quando ela entrou e sentou-se começou para ele, mais uma vez o seu martírio.

Ela iniciou o diálogo:

- Sabe, doutor, a receita que o senhor passou está errada.

Ela falava com tal ênfase, que ele sentiu-se preocupado, mesmo assim replicou:

- Errada, como assim, se no dia da consulta, a senhora disse que estava enxergando bem?

- É, naquele dia estava, mas parece que a receita foi me cegando devagarzinho.

- Não entendi, explique-se

- Sabe doutor, parece que eu enxergo melhor sem os óculos.

- Dê-me os óculos, para que eu possa ver o que há de errado com ele.

Quando pegou os óculos, de imediato descobriu o “defeito de sua receita” e enquanto conversavam ia consertando-o. Segundos depois entregou os óculos à dona Josefa e disse:

- Experimente os óculos novamente.

- Doutor, doutor! o senhor é milagroso, só em estar aqui voltei novamente a enxergar.

Acostumado com pacientes daquele tipo, falou pausadamente, tentando não ferir o orgulho dela:

- Dona Josefa, sempre que a senhora colocar os dedos engordurados sobre as lentes e não limpá-las, irá torná-las embaçadas e a senhora deixará de enxergar.

- Mas, doutor, toda semana eu limpo elas.

- A senhora tem que limpá-las todos os dias, toda hora ou minutos.

Ela se despediu com milhões de agradecimento, enquanto ele ficou sorrindo, mas calado, esperando um novo caso para resolver.

18-12-07-VEM.

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 19/12/2007
Reeditado em 15/08/2008
Código do texto: T784319