Dona Lí

Dona Lí,era a irmã do proprietário de condomínios,sem serem de apartamentos,e sem terem haver com pensões,eram apenas peças lado a lado,uma da outra,e,no caso de Dona Lí,era a casa,separada do terreno,sendo ao lado das 4 peças de aluguel de Sr Zinho.

Pois havia água de poço artesiano suficiente a todos os 2 ou 4 moradores,que ali viviam,no caso num sentido geral,nunca eram 4,duas peças apenas eram as ocupadas,raramente 3,das 4 peças de aluguel.

E desses 2,que ali moravam,não paravam em casa,durante o dia,de modo que,não consumiam tanta água assim!

Eram 1000 litros,gastos em menos de um dia,e todo o tempo,se tinha de ir,ou de manhã,ou ao chegar exausto do trabalho,lá ligar o motor e encher novamente a caixa,porque Dona Lí,irmã escorada de Senhor Zinho,vivia lavando a calçada,dando tratamento de pet shop,aos seus cachorros,com banho todo tempo,banheira sua,era semelhante a vertente d'água,correndo água no banho de espuma,uma pessoa que queria viver como dondoca rica,estando num bairro pobre,e de morro,

Além do mais,se achava melhor que todo mundo,maldizia as pessoas de serem burras,ria da religião dos outros,só ela saberia de tudo,todo o tempo,e somente ela se considerava versada,filósofa,antropóloga,que conheceria os livros,a Cultura,e tudo mais.

Vivia ali de favor,não possuia um assunto que não fosse centralizado a seu ego,em menosprezo à inteligência alheia....

E além de gastar quase toda a água do lugar,reclamar até da fumaça dos churrascos feitos,e limpezas ocasionais do terreno próximo em mata,ao queimarem lixo longe de sua casa,não mexia um dedo pra melhorar nada,da comunidade.

Só reclamava e maldizia,ofendia o saber alheio,rotulando todos de iletrados,ignorantes,e rindo da pobreza alheia,ao alguém afirmar ter alguma formação,ou curso atualizado em algo,a exemplo.

Seus assuntos eram só maldizer a alegada "iletragem alheia",motivo pelo qual,ninguém a suportava,nem Sr Zinho,seu irmão,a convidava a eventos.

Além de viver de favor,mencionava,que seu irmão,o Senhor Zinho,seria egoísta,por não lhe dar parte dos terrenos de terras que possuia.

Dona Lí,é o retrato do povo à toa,que só enxerga o seu próprio "umbigo",e que só vê o seu próprio lado,não fazendo nada pelo coletivo.

Resultado também,do que ocasiona,alguém "se escorar" num familiar mais ou menos,melhor financieiramente.

Se perde a noção,e se passa a "enxergar" apenas o lado próprio.