E QUEM CHOROU FUI EU...

Seu moço, eu num sei contar causos, não! Nem alegre, nem triste. E olhe que de tristeza eu entendo...Cuma? Olhe pra onde moro, moço, meu casebre é de taipa, barro e pedaços

de pau... Nois num tem água de torneira, a pouca água que nois consegue a gente coloca é

no pote. Energia aqui num tem, nois usa isso aqui, uma lamparina. Oxe, isso que o moço

tá falando eu já vi na cidade, lá tem essa tar de televisão, geladeira, tudo iluminado de luz,

uma belezura!

Isso num é uma rede diferente não, seu moço, é que nois ganha uns sacos vazio de farinha

e faiz rede pras crianças durmir, uns lençóis...

Quer não, moço, nois aqui nem faz interesse por energia, nois tem a luz mais linda do mundo, que é a lua, de noite ela alumia todos os nossos caminhos...Medo de que, moço? Pobre de seu só tem a vida, quem vai querer vida de um pobre? Interessa geladeira não, seu moço, agente bebe é água fresquinha do pote! Teve? Carece não! A famia é grande, os amigos são muitos, a gente proseia até tarde! Voces tem tudo e quer mais e mais...nois só quer que Deus mande chuva, muita chuva! A prantação fica que é uma belezura, nois não passa fome, nem nois, nem as plantas nem os bichos morrem de sede...

Mais chuva num vem sempre não, moço, só quando Deus quer! Já ouvi sim falar nessa tar bolsa, moço, mais num é todo mundo que recebe não, também num arresolve nosso plobrema... Esmola dos ome nois não precisa não, moço. Nois somos fortes, temos a "casca dura", bastava que os ome nos ajudasse com a seca, uma irrigação, um poço, uma cisterna pra nois ajuntar uma aguinha...Esmola pra quem é sadio, pra quem num tem medo de trabaiar é humilhação, seu moço! Essa tristeza toda, essa pobreza, essa fome que nois passa é por causa dos ome, moço, eles num tem amor a Deus, não! Se tivessem eles ajudavam a nois, seus irmãos... também rico num quer ser irmão de pobre, moço. Nem por amor a Deus! Eles vem aqui, conversam com nois, diz inté que vão mostrar tudo na tar de televisão! Aí vão se embora, moço, e tudo continua na mesma: seca, fome e miséria!

Já vai, seu moço? Oia, num te convido pra armoçá purque nois num tem nada pra comer hoje...As crianças? Ocê tá vendo aquilo secando nas pedras? É casca, moço! Casca de banana, de manga, ficam sequinhas e as crianças comem...É docinho, moço, mas não mata a fome não...Ué, o moço tá chorando pru que? É nossa realidade, moço: abandono, seca, miséria e sertão!

Obs: Essa é a diferença do nordestino/sertanejo, se não tem acesso nem a energia elétrica,quanto mais a educação?