Santo Casamenteiro (mini conto)

Seis da manhã. Batida na porta. Abre ou não abre. Véspera de festa no Arraiá. Cidade do interior; as comadres preocupam com as moças solteironas. Faz o pedido pra namorar. Na porta uma caixa. O papel joga beijos em tons rubis. Um presente? No cartão está escrito: “Beijos”. Intrigada, abre. É a imagem do Santo Casamenteiro! No coração, a certeza da escolha do santo. O seu futuro noivo vai aparecer neste dia 13 de Junho. Viva Santo Antônio! Viva a noiva!

Vamos saber mais:

A festa do Padroeiro de Piracicaba, Santo Antonio acontece todo dia 13 de Junho, feriado municipal, com uma extensa programação religiosa na Catedral de Santo Antonio. Todo ano é preparado por voluntários um bolo de 5.000 kg. Os devotos e moças solteiras enfrentam filas de até 700 pessoas para poder adquirir um pedaço do bolo, pois diz a tradição que quem comer deste bolo irá certamente se casar, além de alcançar outras graças. O tradicional bolo é confeccionado com doações do comércio e comunidade local. É vendido aos fiéis que participam maciçamente do evento e sua renda é revertida às entidades sociais da Igreja.

No final da tarde como encerramento há uma grande e concorrida procissão e missa campal na praça central em frente à Catedral. Durante o dia acontece a distribuição do pão bento, doado pelas padarias e supermercados da cidade.