RECOMPENSA OU CASTIGO?

Foi de sua vontade repentina salvar um sapo na iminência de ser engolido pela cobra, em plena margem da rodovia Magé-Manilha, em frente a uma casa de saúde já na saída de Magé. Uma pedrada certeira fez a caçadora fugir, ferida, ao mesmo tempo em que a caça, depois de um olhar agradecido ao salvador se embrenhou na relva, evidentemente noutra direção. Satisfeito, o bom samaritano seguiu caminho e nunca mais pensou no episódio.

...Numa noite calma e de lua cheia, Florêncio caminhava em paz. Podia duvidar que alguma coisa quebrasse o clima, o silêncio, a mansidão daquelas horas. Podia, mas não duvidou, quando um sujeito armado saltou da moita e deu voz de assalto. A cena quebrava em mil pedaços o romantismo de seus pensamentos que porcerto filosofavam sobre o sossego da hora e da caminhada. Ele talvez contasse estrelas, idealizasse um madrigal, ensaiasse um futuro galanteio... Fosse o que fosse, o sobressalto que o despertava punha tudo a perder.

Pareceu ter sorte, o Florêncio, depois do azar. Outro homem surgiu do nada e travou um embate corporal com o elemento armado. Percebendo o espanto do agraciado que parecia duvidar da solidariedade, o interventor foi se identificando enquanto lutava:- Sou aquele sapo que o senhor salvou da cobra, neste mesmo ponto, cerca de uns três anos atrás!

O vilão também não perdeu tempo; resolveu desabafar seu motivo: na verdade, ele não era um assaltante, aquilo só era um pretexto para concretizar uma vingança.

- Pois eu, seu desgraçado, sou a cobra que você feriu naquele dia! Estava de tocaia para pegá-lo e dei sorte, pois o sapo também apareceu! Além de matar meu feridor, farei a refeição que você frustrou!

De repente a sorte se repetiu, pondo-se a favor dos mocinhos da história: um policial passava e notou a briga; resolveu apartá-la e apurar os fatos ali mesmo, para decidir qual seria seu procedimento.

- O que se passa por aqui? Quem são esses dois engalfinhados?

Ainda perturbado com o cunho fantástico do evento, Florêncio foi lacônico em sua resposta arrematada por uma pergunta:- Um deles é o sapo, que veio me salvar da cobra que me tocaiava! Deles dois eu me lembro, mas, e o senhor, que bicho é?

...Na manhã seguinte o hospício municipal, que já não tinha mais vaga, teve de abrir uma exceção para três novos internos.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 15/06/2007
Reeditado em 17/01/2011
Código do texto: T527571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.