PARTE 6 – OS HABITANTES DE WELT – ANÕES (Piloto)

Após os elfos, os divinos decidiram, sob a palavra final de Magnapáter criaram mais entes inteligentes para habitarem Welt. Assim nascem aqueles que são chamados de Anões. Entes de aspecto físico semelhante aos elfos e aos humanos, porém, menores, e de aparência robusta, medindo entre 1,25m – 1,50m e pesando entre 80 – 110kg. Suas peles geralmente são de cor vermelho-arenito e cinzenta tendo a cor dos cabelos ruivos, castanhos, louros, brancos e negros. Possuem grande força e coragem, como também uma grande capacidade para a produção de armas de guerra, jóias, moradias e qualquer outra tecnologia que uma mente brilhante possa imaginar.

O primeiro anão a ser criado foi Marak, cujo nome significa “Machado Dourado”, devido a ter forjado a primeira arma anã de Welt, um grande e poderoso machado dourado. Sua esposa chama-se Yura que significa “Runa do coração”. Ela era uma grande sacerdotisa de Prudens. Este casal anão tiveram seus filhos. O mais velho chama-se Bazaim “o exterminador”, pois se destacava por ser implacável nas batalhas. Seu irmão mais jovem é Werent cuja alcunha é “o guerreiro da montanha”, pois tornar-se especialista em lutar nas regiões montanhosas. Além da capacidade natural em produzir belas joias, sua família também desenvolveu a grande habilidade na produção de máquinas de combate de toda a espécie.

Depois de Marak e Yura, outro casal anão fora criado do pó da terra pelas mãos dos deuses. Whurgurm “o javali de ferro”, por ser o primeiro a domar os poderosos javalis-reais de Welt para usá-los como montaria de guerra, cobrindo-os com uma proteção de metal, tornando os animais quase invencíveis. Além dos javalis-reais, os da família de Whurgur domaram os bodes-das-montanhas, os carneiros-dos-altos-montes e os porcos-cinzentos-gigantes, além da aptidão inata em criar os mais belos adornos em toda a sorte de metais e pedras preciosas como armas de combate. Sua esposa chama-se Dorabo a “tranças vermelhas”, a primeira anã guerreira de Welt. Sua arma eram duas espadas curtas. Suas filhas chamavam-se Belbryn “a primeira sábia”, por ser assim como Yura, a sacerdotisa de Prudens. Sua irmã mais nova Gimgret “a filha da alegria”, por ser capaz de criar toda a sorte de instrumentos musicais e tocá-los. Ela era sacerdotisa do deus Hilari.

O terceiro casal a ser criado foi Dalain “punho pesado”, devido à potência do seu soco. Dalain usava como arma um poderoso martelo de ferro, com o punho feito com a madeira do mais nobre carvalho. Sua esposa é Mariff, a “jóia de ouro”, perita na habilidade em trabalhar com ouro e pedras preciosas na confecção de belas joias. Quatro foram seus filhos: o primogênito é Garent o “urso da montanha”, habilidoso com a balestra era um exímio caçador. Usava uma manta feita de pele de urso pardo gigante. O segundo é Aldin “forja de ferreiro”, o mais famoso e habilidoso de todos os ferreiros anões. O terceiro chama-se Ovrin “o anão sagaz”, o mais ardiloso entre seus irmãos. E o quarto é Vondak, o “mineiro do túnel”, especialista em trabalho nas minas para a extração de pedras e metais.

Também foram criados o casal Nalrur “honorável mestre” e Torbryn “alma sábia”. Ambos são os mais sábios de todos os anões. Nalrur possui o conhecimento de magia, alquimia, medicina, engenharia e sua esposa para acalmar os corações com suas canções e o dom de prever o futuro, sendo também como Yura e Belbryn sacerdotisa de Prudens. Sua união gerou duas filhas. A primogênita chama-se Gloridrid “tecelã de prata”, pela sua habilidade natural em trabalhar como tecelã. Seu grande trabalho será de estampar em um belo tecido púrpura as três primeiras gerações das casas dos anões. Sua irmã menor chama-se Thordred “a nobre donzela”, considerada a mais bela de todas as anãs de sua geração.

Por fim, o último casal é o grande Weraur “mestre da guerra”, o maior estrategista militar entre os anões. Porta um escudo e espada de ferro. Sua esposa é Doriff “joia vermelha”, devido aos seus olhos castanhos avermelhados que brilham como duas joias. Também uma excelente artífice em joias e tecelã. Suas duas filhas são Belala “primeira abençoada”, sacerdotisa de Somniabunt e Thraana “Olhos negros”, devido aos olhos negros e brilhantes como o diamante. Também sacerdotisa de Somniabunt.

Estas são assim as cinco famílias dos anões:

Marak, Yura e seus filhos: Bazaim e Werent.

Whurgurm, Dorabo e suas filhas: Belbryn e Gimgret.

Dalain, Mariff e seus filhos: Garent, Aldin, Ovrin e Vondak.

Nalrur, Torbryn e suas filhas: Gloridrid e Thordred.

Weraur, Doriff e suas filhas: Belala e Thraana.

Antes que fundassem os seis grandes reinos dos anões, estes viviam em tendas, próximos as cavernas, extraindo e trabalhando com os minérios e joias. Sobre as bênçãos dos Deuses, os anões multiplicaram-se nas terras de Welt casando-se entre si e formando novas famílias:

Bazaim, o filho mais velho de Marak e Yura casou-se com Thraana de Weraur e Doriff. Tiveram quatro filhos e três filhas.

Werent, irmão mais novo de Bazaim casou-se com Belbryn de Whurgurm e Dorabo. Geraram um filho e dez filhas.

Garent de Dalain e Mariff casou-se com Belala de Weraur e Doriff. Belala deu à luz a um casal de gêmeos.

Aldin de Dalain e Mariff uniu-se com Gimgret de Whurgurm e Dorabo. Tiveram uma única filha.

Ovrin de Dalain e Mariff casou-se com Thordred de Nalrur e Torbryn. Geraram dois filhos.

Vondak de Dalain e Mariff uniu-se com Gloridrid de Nalrur e Torbryn. Tiveram três filhos e duas filhas.

Seis novas famílias se formaram e se multiplicaram. Seis novos reinos surgiram nos solos de Welt. Os reinos dos anões distribuíram-se por todo o vale do ferro, conhecido também como “o vale dos seis reinos anões”. Tais reinos são grandiosos com seus salões gigantescos e suas câmaras repletas de ouro e pedras preciosas. Tais são os nomes dos reinos, seus primeiros reis e a quantidade de almas anãs que vivem ali:

O reino de Azlode “Cidadela da Rocha”, governado pela casa de Bazaim. Construído em uma das montanhas da cordilheira sul. A população de anões desse reino é de 200.000. Azlode é o reino mais populoso e com maior contingente militar: 20.000 soldados – infantaria, cavaleiros e manipuladores das máquinas de guerra dos anões, como os escorpiões de flechas giratórios, e os carros de combate tripulados por até seis anões. Há na cidade um templo para a Deusa Somniabunt.

O segundo reino é o de Yurjak “Runa da Força”, governado pela casa de Werent. Fica mais ao norte no Vale do Ferro. O número de almas anãs que vivem ali é de 100.000. De fato, é o menor reino entre os seis, tendo um exército de 10.000 soldados. Aos pés da cordilheira sul, os anões de Yurjak abriram suas minas nas montanhas. Aqui há um pequeno templo dedicado a Prudens.

O próximo reino é o de Barlode “Cidade Poderosa”. A sua população é de 150.000 anões e possui um exército de 15.000. É o reino mais ao sul do Vale do Ferro, e também construído na encosta da grande cordilheira. A casa que governa esse reino é a de Garent. Ela possui um porto marítimo com uma frota de 100 navios mercantes e uma marinha militar composta de 5.000 marinheiros.

O quarto reino é Delarr “A torre de aço”, situado na divisa do Vale do Ferro com as planícies do Sul e uns 60 km próximo à entrada do deserto de Jade. Possui um contingente militar de 14.500 soldados e uma população de 145.000 habitantes. A casa protetora dessa cidade é a de Aldin. Esse reino costuma a utilizar o porto da cidade humana de Lucy para exportar os minerais extraídos.

A penúltima cidade é a de Gileft, cuja alcunha significa “Castelo de fogo”. Este reino é governado pela casa de Ovrin e fica na parte mais central do vale do ferro. Seu exército conta com 14.000 soldados e maquinários de guerra dos mais sofisticados de toda a Welt. A região onde está esse reino é rica em enxofre e fósforo e os anões desse reino aprenderam a manipular a pólvora. Eles possuem pequenas bombas que podem ser lançadas com a mão, boleadeiras ou por catapultas em grandes receptáculos de barro. A população é 140.000 almas e um grande templo, dedicados a Prudens.

O último reino dos anões é o de Olzak “A grande bigorna”. Situado ao sudeste de Welt, faz divisa com o território dos Orcs e com o deserto de Jade. Este reino é regido pela casa de Vondak e encontra-se na parte mais rica do vale do ferro em ferro negro, mais forte que o ferro comum na fabricação de armas, armaduras e escudos. Há também um mineral chamado de pedra-de-vidro-cinza, que, misturado ao metal negro, aumenta a proteção das armaduras e escudos. Dos reinos anões, Olzak é o que possui os melhores ferreiros. Seu exército é composto por 12.000 da infantaria, 500 máquinas de guerra, 500 soldados montados e 500 navios de guerra. Assim como Barlorde, ela possui um porto com 200 navios mercantes. Sua população é de 130.500 habitantes.

Assim são estes os reinos anões no Vale do Ferro: Azlode, Yurjak, Barlode, Delarr, Gileft, Olzak. Essa região será o palco de grandes disputas, devido à riqueza dos metais e pedras para a produção de armas e joias, e, por possuir uma posição estratégica importante. Tudo isso e mais é registrado nos Grandes Livros dos sábios mediante a tradição oral e os escritos dos anões. Ano 1002 da Era dos Inícios.

Dasein eewans
Enviado por Dasein eewans em 13/04/2022
Reeditado em 01/04/2023
Código do texto: T7494236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.