PARTE 10 – OS HABITANTES DE WELT – GNOMOS (Piloto)

Com mais uma palavra, Magnapáter dá vida a mais criaturas de Welt. Estes são conhecidos de Gnomos. Criaturas pequenas cuja altura média é de 1,01m – 1,10m. Exceto pelo tamanho, os gnomos têm as mesmas características físicas que os Elfos, possuindo cabelos de várias tonalidades de cor. É comum alguns gnomos masculinos apresentarem um discreto cavanhaque ou uma barba rasa, mas geralmente, não possuem pelos pelo corpo.

A gestação de uma fêmea gnomo é de nove meses. Eles possuem uma grande longevidade, podendo viver mais de 500 anos. O gnomo mais velho conhecido viveu até a idade de 1002 anos. Suas peles costumam acompanhar seu envelhecimento, ficando enrugadas. Mas mesmo após 400 anos é possível que um gnomo ainda mantenha sua agilidade e força da juventude.

São inteligentes, curiosos, corajosos, engraçados e cheios de truques. São excelentes na retórica, sendo capazes de convencer facilmente qualquer um com suas falas, que fazem deles mestres da enganação. Devido ao seu tamanho e agilidade, dependem mais de sua furtividade do que da força bruta. Os gnomos possuem uma grande habilidade com magias, feitiços, alquimia, medicina, engenharia, música e manejo de armas como arcos, zarabatanas, fundas, adagas, facas de atirar, e outras armas leves.

Descrição é uma característica importante nos Gnomos. Desde pequenos são ensinados em jogos de furtividade e silêncio, usando a inteligência e raciocínio rápido para a resolução de problemas. Também são instruídos para serem bons observadores e ouvintes o que resulta em uma memória fotográfica e facilidade em aprender outros idiomas, o que faz deles excelentes guias.

Mas não somente para guias os gnomos são cobiçados. Em Welt algumas guildas e ordens tem certo interesse nos gnomos, entre elas a guilda dos ladrões, assassinos e a ordem dos bardos (músicos e poetas cancioneiros), sábios (alquimistas, clérigos, magos e feiticeiros). Tal interesse se dá pela vontade nata que os gnomos têm por aventuras, mais para saciar a sua curiosidade de conhecer o mundo como os Kleine do que para conquistar riquezas e glória.

Os gnomos possuíam três pequenos condados em Welt. O primeiro é Brocc (antigo Warryn), ficando entre a floresta encantada e próximos ao distrito Kleine. Por isso é muito comum manterem boas relações com os seus vizinhos kleine, fadas, duendes e com os animais da floresta. Outro condado é o de Breena, que fica ao sul de Sóphos. O terceiro é o de Nimnyx, próximo ao Mar Columbus. Estas cidades na verdade, não são visíveis aos olhos de estrangeiros. Suas descrições no mapa são de suas localizações aproximadas, Assim como dos Kleine, duendes e fadas, devido à descrição dessas pequenas criaturas de Welt.

Os primeiros Gnomos a serem criados foram:

Brocc, o bardo. Grande músico e poeta também perito no uso do arco e flecha e no uso de feitiços. Sal esposa foi à formosa Lili, a primeira sacerdotisa gnomo de Welt. Seus filhos foram Alston, Alvyn, Nim, Donella, Nyx e Breena. O irmão de Brocc é Eldon. Diferentemente de seu irmão, Eldon se tornou um grande alquimista e engenheiro, se tornando muito famoso. Ele foi um dos fundadores da Ordem dos Alquimistas e Inventores de Welt. Eldon casou-se com Carlin, irmã de Lili. Seus filhos foram também seis: Lorilla, Ella, Frug, Orryn, Orla e Wrenn.

Os filhos e filhas de Brocc casaram-se com os filhos e filhas de Eldon formando as novas famílias:

Alston uniu-se com Lorilla e tiveram 3 filhos e 3 filhas.

Alvyn casou com Ella e tiveram 3 filhos e 4 filhas.

Nim casou com Orla e tiveram 6 filhas.

Frug casou com Donella e tiveram 5 filhos e 1 filha.

Orryn casou com Nyx e tiveram 1 filho.

Wrenn casou com Breena e tiveram 1 filho e seis filhas.

Os primeiros casais gnomos ainda tiveram mais filhos e filhas e assim os gnomos se multiplicaram em Welt, o que os levou a se dividirem. Sob a liderança de Brocc, alguns Gnomos ficaram na região da Floresta Encantada e fundou-se o primeiro condado dos gnomos com o nome de Warryn. O condado permaneceu muitos anos com esse nome até o dia em que Brocc, o bardo morreu heroicamente para proteger seus conterrâneos do ataque de um gigante descontrolado. Seu irmão Eldon, assumiu a liderança e mudou para Brocc, em homenagem ao seu irmão.

Wrenn com sua esposa Breena e mais um grande número de gnomos migraram para o sudoeste e fundaram o condado de Breena, em homenagem a sua esposa. Seu irmão Orryn juntou com vários gnomos e partiram para o sudeste de Welt e ali instalaram o condado de Nimnyx, nome dado por Orryn em homenagem a sua esposa Nyx e ao seu primogênito Nim, que se tornou um dos primeiros membros da guilda dos ladrões. Cada condado tem o seu líder chamado de ancião, geralmente por ser o mais velho, ou o mais habilidoso, ou por ter realizado um grande feito.

Por serem discretos, os gnomos são bem seletivos em sua relação com as raças maiores. Eles têm um rancor com os anões que se omitiram em ajudá-los quando foram atacados pelos orcs na chamada Contenda dos Orcs. Também nutre uma aversão pelos orcs que mataram muitos de seus parentes e os escravizaram. Porém, sua maior aversão é direcionada para os Goblins e Trolls que costumam ataca-los com impiedade. Quanto as demais raças o tratamento é sempre com desconfiança, exceto com as fadas, duendes e kleines.

Sobre tudo que se sabe acerca dos Gnomos é registrado nos Grandes Livros dos Sábios e nos livros dos anciãos gnomos de Welt. Ano 1002 da Era dos Inícios. (pronto).

Dasein eewans
Enviado por Dasein eewans em 30/03/2023
Reeditado em 01/04/2023
Código do texto: T7752468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.