O Riacho e o Espírito do Rio

Em Santa Cruz do Sul,há muito tempo,na estrada da antiga fábrica das piscinas,à esquerda de quem vai,à direita de quem vem,havia ou até ainda há....

Um Sítio,com uma sanga ao fundo.

Sanga é espécie de Riacho...

Rasa relativamente...

Depende o dia e época do ano...

Pois lá,sempre diziam ter uma serpente d'água enorme....

Imaginavam acho...

Ou não...(calafrios!)

Ví a água se mexer muitas vezes,como se um animal grande se movesse por debaixo do nível da água corrente...

Mas,nunca dei muita atenção ao fato...

Só uma vez que me banhava como sempre nesse riacho,que avisei o proprietário de ter eu fitado a água um bom tempo de cima da ponte improvisada,e a água persistir em se mover num certo ponto...

Naquele dia ganhamos um bom café colonial pra evitarmos a sanga...

Uns 3 dias antes de partir pra Porto Alegre,nos banhamos naquele riacho como de costume...

E pela onésima vez talvez...

Senti o suposto corpo gelado de tal serpente passar por minha canela esquerda...

Um ano e meio depois de ter partido já do lugar...

A Vó Bruxa que moramos insistiu tanto pra mim voltar ao Sítio e me reconciliar com o Espírito do Rio,(Aquela Serpente),que aceitei fazer mais uns serviços pra aquele idoso proprietário,daquele Sítio longínquo...

Ao que novamente me banhando no Riacho,como de costume,senti na canela esquerda de novo,o corpo gelado e dessa vez maior daquela suposta serpente d'água,ou Sucuri,vá saber...

E o mal que me acompanhava na Casa da Avó Bruxa,

Nunca mais voltou a me atormentar.

Ao eu retornar a trabalhar pra ela,depois dos serviços naquele Sítio,quais na segunda vez por lá,duraram 3 meses.