Hibiki no Hitobashira
 
   Chovia muito no enterro de minha mãe. Eu não conseguia chorar – o céu já fazia isso por mim. Mais um deles estava me deixando para trás. Primeiro meu pai, depois Jyuichi, e agora minha mãe. Meu tio se aproximou de mim e passou uma mão protetora sobre meu ombro. O querido irmão mais velho de minha mãe, ainda vivo e ao meu lado. Ele iria cuidar de mim agora.
 
*****
 
            - Hitobashira? – Perguntei intrigada.

            Estávamos jantando. Era meu primeiro dia naquele lugar. Meu tio era responsável por um templo em Quioto, que não era muito visitado pelos turistas naquela época do ano. Estava frio e nevava bastante lá fora.

            - Sim, sim. Acho melhor te dizer isso logo, antes que se assuste na sua primeira noite.

             Não queria contar para meu tio, mas já estava assustada. Continuei a comer, prestando muita atenção em suas palavras.

            - Ouça bem, Kanako. Nosso templo foi construído no período Sengoku, entre os anos de 1568 e 1573. Nessa época uma guerra acontecia por todo o Japão, muitas mortes ocorreram. Principalmente aqui, em Quito. – Eu conhecia bem de história. Era minha matéria favorita na escola, mas apenas deixei que meu tio Hirohito continuasse. – Sua construção começou para ser um castelo, mas no fim, o dono das terras decidiu transformar em um templo, para que orações o pudessem defender na guerra. Naquela época era comum a prática do Hitobashira. A prática consistia em enterrar nas paredes, arredores ou mesmo em pilares da construção, corpos de pessoas – samurais por exemplo – para que estes se tornassem guardiões do local. Está me acompanhando?

            Anui com a cabeça, com os hashis pendendo na boca. Estava acompanhando, mas também estava começando a juntar alguns pontos.

            - A questão é que o dono das terras era um homem um pouco ruim. Ele mandou que dois de seus melhores espadachins fossem sacrificados e enterrados nas paredes do castelo, para protegê-lo. Um dos monges que o seguiam acreditou que aquilo era um absurdo e também foi sacrificado.

           Ele fez uma pausa para comer um pouco, calmamente. Nem parecia que estava falando sobre pessoas mortas injustamente, por um homem lunático. Minha tia, Futaba, permanecia em silêncio e encarava a comida.

         - Kanako – me assustei quando meu tio voltou a falar – Às vezes coisas estranhas acontecem aqui, mas nossos espíritos são pacíficos e não vão machucá-la se os deixar em paz. – Mais uma pausa enquanto ele me encarava seriamente nos olhos. – Seus corpos já foram encontrados e removidos da estrutura, e agora descansam em paz em um lugar mais apropriado. Não há o que temer.
Coloquei meu pote vazio de volta na mesa, agradeci pela comida e encarei meu tio.
         
        - Temo mais os vivos do que os mortos, querido tio. Vou deixá-los em paz.

 
*****
 
            Meu quarto novo seguia o estilo tradicional japonês, o que significava dormir em um futon no chão, ao invés de uma cama como na minha antiga casa. Aquilo não me incomodava. Era muito sortuda por ter sido acolhida por meus tios. Eles não precisavam ter feito aquilo por mim. O filho deles, Hiroshi, já tinha se formado e ido embora. Acolher uma garota de quinze anos como eu era apenas mais trabalho por mais alguns anos, mas eles nem sequer hesitaram em me trazer para sua casa. Por toda a vida morei em Tóquio, tudo ali seria novo para mim.

            Montei minha cama e me preparei para me deitar quando achei ter visto alguma coisa. Com o canto dos olhos vi algo se mover do outro lado do grande quarto. Me virei rapidamente, mas já não havia nada lá.

“Nossos fantasmas são pacíficos”

            Esperava que fossem, mas não pude evitar de sentir um arrepio na espinha. Não havia motivos para temer os mortos. Fantasmas não podem te machucar – os vivos podem. Minha mãe, e meu irmão eram bons exemplos disso. Me deitei e ignorei meu primeiro contato com aquilo que viria ser meu maior pesadelo.
 
*****
 
            Duas semanas se passaram e eu já havia me acostumado ao meu novo estilo de vida. Ajudava minha tia nas tarefas domésticas à tarde e ia para a escola de manhã. Não tive problemas em fazer amigos. Superei a vida e a encarei de frente, porém... eu sempre via as sombras. Onde quer que eu fosse dentro de casa, uma sombra passava por mim. Repetia dentro de minha cabeça as palavras de meu tio – “nossos fantasmas são pacíficos”. Claro que são. Não dei importância a eles até aquele dia, um domingo frio e com neve. Estava cansada e queria apenas ir para meu quarto e ler um livro. Quando abri a porta de correr, o que vi me deixou assustada. Todo o meu quarto estava uma bagunça. O futon estava rasgado e atirado em um canto, algodão ainda voava por todo o lado; meus cadernos da escola estavam abertos e jogados por aí; minhas roupas haviam sido arrancadas do armário e faziam companhia aos livros no chão; e a porta de madeira que separava o quarto do jardim, fora quebrada e ainda tinha um pedaço pendurado.

            Fiquei congelada na porta do quarto sem reação alguma. Quem poderia ter feito uma coisa daquelas. Senti uma mão pesada e quente segurar meu ombro com firmeza e girei depressa, gritando. Meu tio me conteve com astúcia, segurando meu pulso e me olhando sério. Senti lágrimas nos olhos ao me acalmar, e vi muita preocupação nos olhos de meu tio. Ele me soltou e entrou no quarto, primeiro analisando a porta.

          - São marcas de espada. – Se voltou para mim. – Kanako, você disse algo que pode ter irritado os guardiões em voz alta?

           Me senti irritada por aquela pergunta e deixei as lágrimas saírem.

         - Eu jamais faria isso! Eu os respeito!

           Meu tio anuiu calmamente e se voltou para o futon.

         - Algo os incomodou. Também foram cortes de espada. Vá ao templo rezar e faça uma oferenda aos espíritos. Talvez eles se acalmem. – Mordi o lábio para evitar responder. – Pedirei que Futaba limpe isso.

          Quando ele passou por mim, não me contive.

          - O senhor acredita em mim, não é?

          Ele pareceu ponderar por alguns instantes, então disse sem olhar para mim:

        - Tome cuidado.
 
*****
 
          Como prometido, fui ao templo e rezei, pedindo desculpas caso tenha ofendido alguém. Ainda assim, aquilo não me agradava. Não gostava de pedir desculpas por coisas que não tinha feito, mas pedi mesmo assim. Suspirei e me controlei para não chorar. Fantasmas pacíficos. Eu notei.

         Me virei para voltar para casa quando vi um homem bem diante de mim, perto demais. Congelei no lugar devido a sua aparência. O rosto era sério e os olhos negros e frios. Um deles se escondia por baixo de uma cicatriz que pulsava em vermelho. Usava uma armadura tradicional das épocas de guerra, daquelas que você só vê em museus e livros de história. A armadura era vermelha, mas o sangue se descava claramente por ela toda. O cabelo era longo e estava puxado para trás em um rabo de cavalo alto, uma faixa branca, manchada de sangue, estava amarrada na cabeça. Na cintura haviam duas espadas penduradas.

           Antes que eu tivesse tempo de reagir, o homem sumiu. Eu caí de joelhos no chão, sem voz e sem forças, tremendo. Temia mais os vivos do que os mortos, quando fantasmas não apareciam tão vividamente na minha frente. Então ouvi um riso atrás de mim. Um riso infantil que fez meus cabelos da nuca se arrepiarem. Dava para sentir a respiração quente no meu pescoço. Eu não queria me mexer, eu não queria ver. Fechei os olhos com força e tentei rezar para que tudo sumisse. Meu corpo tremia, mas eu já não sabia se era de frio ou de medo. O ar quente se moveu para meu ouvido.

       - É frio aqui em baixo, nee-san*.

         Abri os olhos assustada e bem na minha frente havia uma criança de uns dez anos. Ela estava tão perto que o nariz dela quase tocava o meu. Então eu perdi a consciência.
 
*****
 
         Estava sentindo frio. Muito frio. Abri os olhos devagar e notei algo estranho. Eu estava em uma cela, deitada no chão frio. A única luz que via era uma tocha do lado de fora da cela, em um corredor. Ao pôr as mãos no chão para me levantar, vi que minhas mãos estavam estranhamente pequenas. Mãos infantis. Mal tive tempo de entender o que estava acontecendo comigo quando ouvi sons de metal se chocando. Uma barulheira infernal começou – madeira se partindo, coisas pesadas caindo. Eu tremia e estava ofegante – com medo. Dei um pulo para trás quando vi um homem caindo bem na frente de minha cela. Ele tentava parar o sangramento de um corte feio no pescoço, mas era em vão. Ouvi a respiração gorgolejante dele enquanto ele morria. Aquele homem era um samurai. Eu queria gritar, mas minha voz estava presa na garganta. Vi mais um homem cair no canto da cela, então outro se aproximou correndo e segurou as barras. Era o homem que eu vira no templo, com o corte recente no olho ainda escorrendo sangue. Ele parecia nervoso, estava ofegante e coberto de sangue. Eu senti que a maior parte daquele sangue não era dele.

      - Hibiki! – Ele gritou. Era um grito aliviado, mas ainda assim, ele parecia aterrorizado. – Eu já vou te tirar daí. Aguente mais um minuto!

         Ele mal teve tempo de terminar quando mais dois homens com katanas o atacaram. Ele se defendeu e lutou de volta, cortando a cabeça de um e enfiando sua arma bem fundo no peito do outro. Então eu ouvi um grito – que não era meu, mas saiu de mim – um grito fino e muito infantil.

       - PAPAI!
 
         Acordei assustada me sentando rápido e suando muito, ofegando. Olhei para meu corpo e vi que tinha voltado a ser eu mesma. Minhas mãos estavam de volta, meu cabelo longo escorria pelos meus ombros. Estava deitada em um futon novo, mas aquele não era meu quarto. Foi um sonho. Eu desmaiei no templo. Cobri o rosto com as mãos tentando me acalmar, controlar a respiração.

        “É frio aqui em baixo, nee-san”

         Tirei as mãos do rosto. A garotinha! O samurai! O que estava acontecendo ali?

        “Hitobashira”

         Me levantei meio cambaleando e saí correndo do quarto. Tinha que falar com meu tio. Assim que saí, notei que estava a apenas duas portas do meu quarto. Fui andando até lá e abri a porta devagar. Tudo estava de volta no lugar, menos o futon e alguns livros. Imaginei que minha tia não soubesse onde guardá-los, pois eles estavam empilhados sobre minha mesinha em um canto do quarto. Ao olhar em volta, notei marcas de corte na porta do armário embutido e na parede onde o futon fora jogado. Parei na frente da mesinha e olhei os cadernos. O que estava bem em cima da pilha era o de história.
Peguei com cuidado e observei. Havia uma pequena mancha de sangue em uma parte das folhas. Abri o caderno na primeira página manchada. Começava ali o capítulo sobre o período Sengoku. Meu queixo começou a tremer e tive de morder o lábio para me conter. Foi a época em que o templo fora construído. Quando dois samurais e um monge foram sacrificados.


       - O que vocês querem me dizer? – Sussurrei.

        Senti algo puxar minha camisa com força para trás, e antes de cair, vi uma lâmina descer bem onde eu estivera há segundos atrás. Caí de costas no chão, mas quando me recompus, ninguém estava lá comigo. Me levantei e corri para fora do quarto. Era hora de conversar com meu tio.

        O encontrei no templo, vestindo roupas tradicionais, pretas e rezando, com dois incensos acesos. Me aproximei devagar, não querendo incomodá-lo.

      - Então, eles a contataram. – Me arrepiei ao ouvir a voz grave de meu tio. – Imaginei que eles demorariam mais. Estão impacientes.
Ele se levantou devagar, se curvou uma vez para o templo e se virou para mim. A expressão no rosto dele era um misto de preocupação e curiosidade.

      - Quer perguntar alguma coisa?

        Franzi o cenho para ele.

       - O senhor sabe de mais do que quer me dizer. Por isso me contou sobre Hitobashira logo na primeira noite.

       Ele apenas anuiu uma vez.

       - Quem são eles?

       - Os homens que perderam sua vida injustamente. – Ele era sereno enquanto respondia.

       - O que eles querem comigo?

       - Eu não sei.

       - Então como sabia que me contatariam?

         Ele suspirou, derrotado.

        - Porque faziam isso com seu pai.

         Congelei no lugar e arregalei os olhos.

        - O nome do homem que sugeriu que os melhores espadachins fossem sacrificados foi Heito Miyura. O nome de seu pai era Genji Miyura. Seu pai nasceu em Quioto, conheceu Junko, minha irmã, em Quioto. Mas seu pai nunca gostou de vir aqui, pois os espíritos não o deixavam em paz. Pois ele, e você também, são descendentes de Heito. Não sei o que eles querem de você, seu pai nunca me disse. Quando eu tocava no assunto, ele o mudava ou não respondia. Ele morreu sem me ajudar, ou ajudar essas pobres almas.

        Nós dois caímos em um silêncio pesado. Temi que a única razão de meu tio ter me aceitado fora para ajudar os espíritos de seu templo.

        - Kanako. – Senti como se ele tivesse lido minha mente. – Eu amo você como Junko a amou. Por essa razão eu sempre ia visita-la. Por essa razão eu te acolhi. Nem para mais, nem para menos. Por isso lhe contei logo sobre os espíritos daqui. Não queria que você se assustasse.

         Deixei que minhas emoções tomassem conta de mim e chorei. Chorei o que não tinha chorado no enterro de minha mãe, ou no leito de meu irmão. Meu tio me segurou e me deixou chorar, sujando todo seu quimono. Quando me acalmei, ele me afastou gentilmente e me olhou nos olhos.

         - Me diga, Kanako. O que eu posso fazer para ajudá-la?

        Nesse momento, os incensos se apagaram, assim como as luzes. As portas do templo se fecharam com força atrás de mim, assustando a mim e ou meu tio. Ele me segurou com força e ficou olhando em volta. O ambiente foi mergulhado na mais completa escuridão. Um barulho fez eu e meu tio nos virarmos para o altar. Era o pequeno sino, tocado durante as orações que ficava junto ao incenso. O sino tocou uma vez, depois mais uma. Ouvimos duas palmas e nossos olhares se voltaram para a figura diante do altar. Estava ajoelhada, de costas para nós, com as mãos juntas, como se rezasse. Era um homem careca, usando um manto parecido com o de meu tio. Um manto antigo. Aquele homem cheirava a poeira e a incensos. Ele se levantou devagar e se voltou para nós. No escuro, vi seus olhos brilharem por um instante e depois apagarem.

       - Era um castelo. – A voz dele era um eco, como se falasse de dentro de um túnel, e também era roca. – Todo castelo tem um calabouço. Tudo é diferente agora, mas ainda existe. Achem Hibiki, antes que Hirahisa ache vocês.

         As portas se abriram, as luzes se acenderam, eu e meu tio nos entreolhamos e saímos de lá sem dizer uma palavra.
 
*****
 
       - Era um castelo.

        Disse minha tia Futaba, abrindo o mapa da casa diante de nós, no dia seguinte. Foi difícil de dormir, mas não podíamos fazer muito a noite. Minha tinha continuou.

       - Muita coisa mudou em 1700 quando o templo mudou de mãos para os Tamaki. E então foi reconstruído outra vez em 1815 quando o templo veio para nós – ela olhou para meu tio – para os Fujimura. Nunca encontraram um calabouço, ou uma entrada para ele.

      - Deve estar em algum lugar! – Eu olhava de um para o outro – Tem de estar!

        Meu tio massageou as têmporas com os dedos.

       - Vou ligar para a prefeitura. Quem sabe eles têm um mapa mais antigo.

        Ouvimos o som de madeira se partindo, e muito barulho de coisas se quebrando. Me lembrei do sonho de quando eu fui Hibiki.
Me levantei e corri na direção dos sons. Fui levada direto a meu antigo quarto, mas antes que pudesse abrir a porta, ela se cortou no meio e caiu para dentro. O corte foi feito pelo lado de fora, por alguém parado a minha esquerda. Eu senti o vento e ouvi a lâmina quando alguém usou uma espada para cortar a porta. Tudo lá dentro estava bagunçado mais uma vez. Entrei com cautela, olhando em volta. Haviam novas marcas de espada no guarda roupa.


      - Hibiki!

        Eu gritei. Meus tios vieram correndo, mas não entraram no quarto. Olhei para eles, com toda a coragem que consegui juntar e gritei por Hibiki de novo. Comecei a ouvir os sons de metal se chocando, muito perto de mim, ou ouvia e sentia o ar se agitar. Fechei os olhos e serrei os punhos. Eu tinha que fazer alguma coisa.

       - Nee-san! Por aqui!

        Abri os olhos e o ambiente tinha mudado. As paredes eram de pedra, tochas estavam penduradas nas paredes e havia muito sangue ao meu redor. Sangue e homens mortos. Contive o impulso de gritar. Bem na minha frente havia uma porta grande de madeira maciça e uma criança estava parada diante dela. Uma menina de quimono amarelo com lírios pintados. Os cabelos negros dela eram curtos e muito lisos.

      - Por aqui.

       Ela se virou e entrou. Eu a segui. Desci uma escada íngreme e me vi diante de várias celas. Havia achado o calabouço. Ouvi mais uma vez o som de uma lâmina descendo e fui empurrada antes que ela me atingisse.

      - Me deixe matá-la, Kimura!

      - Não, Hirahisa! Pare!

        Me virei e vi dois samurais se enfrentando atrás de mim. Um deles tinha o topo da cabeça raspada, mas o resto do cabelo era tão longo quando o do outro samurai.

       - Ela é uma Miyura!

       - Ela vai nos ajudar! Ela vai tirar Hibiki daqui. – Hirahisa ainda segurava a espada com firmeza. – Miyura está morto, Hirahisa! Morreu aqui, na guerra, graças a nós. Morreu como o lixo que sempre foi. E o chefe foi com ele.

        O homem chamado Hirahisa parou e guardou a espada, me encarando com olhos assassinos.

       - Eu prometo.

        Foi tudo que consegui dizer. Hirahisa fechou a cara para mim e se voltou para seu companheiro.

      - Tudo por Hibiki. Tudo por minha sobrinha.

       Ele se virou e desapareceu como fumaça.

       - Nee-san. –Hibiki me puxava pela manga. Eu me virei para ela. – Peço desculpas pelo meu tio. Ele me amava muito.

      - Eu sei que amava. – E sorri para ela.

       Ela apontou para uma das celas e eu fui com ela.

       - Morri de frio e de fome quando me esqueceram aqui em baixo. Papai não pode me ajudar.

       - Eu sinto muito.

       - Não sinta. – Foi Kimura que havia falado. – Não foi culpa sua.
Senti as lágrimas saírem, pedi mais desculpas e me ajoelhei no chão. Hibiki passou a mão pelos meus cabelos, me acalmando.

        - Nee-san, muito obrigada. Arigatou.
 
*****
 
          Meu tio chamou uma empresa, que cavou um túnel debaixo do meu quarto e achou o calabouço. A ossada de Hibiki estava intacta, ainda coberta pelos restos de seu quimono amarelo. Nós mandamos cremar os ossos e espalhamos as cinzas na árvore sagrada do templo. Desde aquele dia, nunca mais vi sombras estranhas, ouvi metal ou espadas sendo brandidas.

         Vinte anos já se passaram e eu fiquei responsável pelo lugar. A paz que eu sinto ali é imensa. Sinto que Hirahisa, Kimura e mesmo o monge que nos alertou sobre o calabouço ainda protegem o lugar. E às vezes, posso ouvir os risos contentes de Hibiki ecoando pelo templo. Protegendo e zelando por mim.
 
 
(*Nee-san é algo como “irmãzona”, pode ser um jeito de crianças pequenas se referirem a uma moça mais velha).
 
 
Tema: Mitologia Nipônica
Total de Palavras: 3315 palavras

 

Caro participante, deixe seu comentário nesse texto já com a nota destinada. Lembrando que o comentário só será visualizado ao final do desafio, no ato da divulgação do resultado final.

Para saber como participar do desafio clique aqui

Clique Aqui para acessar o 12° conto do DTRL30 "Catalepsia"

Clique Aqui para acessar o 14° conto do DTRL30 em breve