Resumo e considerações

Bate-papo CLTS 23

Senhoras e senhores, participantes do CLTS 23 e convidados, podemos considerar que o BATE-PAPO CLTS 23 foi um sucesso, beirando já quase 500 visualizações. A proposta tinha, como tópico central, discutir o efeito negativo dos comentários breves e genéricos na dinâmica do certame, além de se incentivar o relato criativo dos contos e, também, “ouvir” sugestões sobre temas ainda não contemplados nas edições anteriores. Agradecemos a todos por esta salutar participação.

 

A conversa foi profícua e esclarecedora, podendo a postagem servir de referência àqueles novos participantes no sentido de se saber o que a maioria pensa e compreende deste certame no que diz respeito aos entraves e polêmicas que o cercam. Recomendamos a todos, que ainda não leram, que façam a leitura na íntegra quando puderem. Abaixo, como resposta, queremos passar um resumo dos principais tópicos levantados na publicação (reflexões, reclamações e sugestões) e emitir nosso parecer.

 


 

Affonso Luiz Pereira discorreu sobre a irritação com os comentários genéricos, aqueles feitos sem que os autores tenham lido, de fato, o texto, além de aludir a comentários extremamente elogiosos que não combinam com a nota dada depois.

 

Antônio Stegues afirmou que ninguém é comentarista profissional, recomendou se refazer os comentários quando necessário.  Ele gostaria de poder emitir mais notas do que às restrições das notas 10, 9 e 8. É a favor da Lista.

 

Telly S M acha interessante somente ser avaliado, sem comentar e sem votar. (Isso demandaria uma bancada de jurados, o que não seria possível pelo trabalho voluntário dos administradores).

 

Johnathan King reclamou veementemente estar incomodado com as notas de alguns participantes em relação a ele, o chamado voto amigo. (A administração não nega que pode ocorre, aqui e ali, certo corporativismo entre participantes e, por isso mesmo, é feita a subtração da melhor e pior nota da votação a fim de minimizar o problema. Queremos crer, com o tempo, que ainda possamos alcançar a maturidade e o bom senso para saber separar as questões de amizade, se houver).

 

MSB Júnior deu seu parecer e disse que a votação por lista pode ser, em alguns casos, mais punitiva do que o sistema atual de notas. (O que foi bem refletido pelos administradores nos bastidores).

 

Foi levantado a questão da publicação dos contos de forma anônima (pseudônimo) na escrivaninha do próprio CLTS para obter comentários e votos mais imparciais. (A administração argumentou que isso não favoreceria o nome do autor).

                                                         

Emerson Júnior, em argumento contra os comentários genéricos, espera dos participantes, no mínimo, uma leitura sincera e comentários idem para compensar o esforço e o tempo do escritor. Críticas mais duras fazem parte do processo para quem quer evoluir como escritor, diz ele. (É o que a Administração concorda em gênero, número e grau).

     

O assíduo Cristian Canto afirma que o CLTS está atualmente na sua 23ª edição já com regras e dinâmicas consolidadas, cabendo como objetivo da postagem refletir sobre as melhorias em relação aos comentários genéricos. Não vê problema no sistema de notas restritivas (10,9 e 8) atuais.

 

Nunes Pedroso acha válido o sistema de lista como experimentação, mas não é contra o sistema atual de votação por poder priorizar os melhores contos com as maiores notas (10, 9 e 8). Acha complicado falar sobre os comentários por causa da subjetividade inerente ao processo. (Concordamos).

        

Anderson Roberto do Rosário acredita que os participantes sempre serão comedidos nos comentários, ou seja, não serão 100% imparciais, sugerindo o anonimato e banca de jurados externos, convidados pelos administradores. (Achamos difícil encontrar uma banca julgadora voluntária capaz de ler os vários contos participantes sem estar participando do Concurso).

 

Olisomar Pires também é de opinião que a lista não seria justa e acredita que poderiam ser liberadas quantidade de notas 8, 9 e 10. E quanto aos comentários e desentendimentos, isso faz parte de tudo.

 

Ana Carol Machado afirma sempre gostar muito de participar do CLTS e contar as suas histórias. Gosta do concurso do jeito que está.

 


 

SUGESTÕES

                                   

Premiar o melhor comentarista, como forma de estimular maior zelo nesse aspecto da competição - MSB Júnior (Estamos vendo a possibilidade de oferecer ao melhor comentarista a oportunidade de indicar diretamente um tema para o concurso).

 

Uma edição do CLTS voltada à produção de contos em duplas - Johnathan King (Estamos pensando, ainda nada definido, sobre essa ideia de duplas ser usada como um exercício de prévia para os CLTS futuros, ao estilo BATE-PAPO, participa quem quiser, sem ser concurso, sem votação, uma espécie de confraternização.)

 


 

TEMAS

Disponibilizamos abaixo as sugestões de alguns de nossos participantes:

 

Cangaço ou cangaceiro, Guerra Nuclear pós apocalípticos - [Antônio Stegues]

 

Zumbis ou mortos-vivos, apocalipse zumbi / Animais pré-históricos ou não extintos, Textos baseados ou inspirados em letras de músicas, Idade das trevas, Julgamentos das bruxas de salem, Galáxias perdidas ou desconhecidas, Maldições de civilizações antigas  - [Johnathan King]

 

Visitantes / Limbo  - [Rodrigo Hontojita]

 

Mundo apocalíptico “com zumbi ou sem zumbi” - [Affonso Luiz Pereira]

 

Fundo do mar / Futuros inimagináveis (realidade alternativa) / Slasher / Famílias desajustadas. [Emerson Júnior]

 

Escritores e Concursos literários - [Nunes Pedroso]

 

Adolescência - [Ana Carol Machado]

 

ASTROGNÓSTICO, que coloca seres humanos em situações de conflito com extraterrestres - [Anderson Roberto do Rosário]

 

Fome / horror Cósmico / Fantasia / True Crime / Incêndio. [temas sugeridos no INSTAGRAM]

 


 

Tivemos 7 relatos da criação ao produzir seus contos (Affonso, Rodrigo Hontojita, Johnathan King, Antônio Stegues, Gilson Raimundo, Olisomar Pires e Agnaldo Souza).


 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 08/07/2023
Código do texto: T7832094
Classificação de conteúdo: seguro