Hermelindo, O Santo dos Ateus

Hermelindo era desses ateus convictos. Homem bom que gostava de ajudar pessoas, mas sempre proferindo sua ausência de fé. Gostava de mulheres, de beber com amigos nos finais de semana e amava caminhadas longas e solitárias, principalmente na mata.

Certa vez, quando caminhava e resolveu parar próximo a uma gruta, para beber um pouco de água e descansar, viu o que nunca acreditou existir: uma mulher maravilhosa, vestida com roupas longas e azuis, apareceu toda rodeada de luz e flutuando no ar. Parece que ela não disse nada, pois Hermelindo tapou ouvidos e fechou os olhos porém, ainda assim podia ver com clareza a santa que resplandecia à sua frente. Teria logo escutado a sua voz mesmo com os ouvidos tapados.

Mas ele era mesmo um homem diferente. Percebeu que, se contasse sobre aquela visão, teria que admitir a existência de Deus e, pior ainda, teria que mudar de vida já que seria considerado santo ou profeta.

Então, Hermelindo se calou.

Mas quando foi visitar a mãe de um amigo prostrada no leito de morte atingida por um câncer terminal, teve uma grande surpresa: ao tocar no ombro da velha senhora, num gesto de homem piedoso, esta levantou-se imediatamente e anunciou sentir muita fome, curada que estava da terrível moléstia.

Assim, a cada toque amigável chagas se fechavam e doenças se curavam. Não podia mais caminhar pela mata, pois passarinhos vinham pousar-lhe nos ombros. Um dia uma onça feroz, que acabara de matar um veado, veio enroscar-se em seus pés, mansinha como um gatinho.

Hermelindo continua tentando provar que não é santo. Bateu com força na mão de um paralítico que pedia esmolas, este saiu correndo e anunciando o milagre. Empurrou um cego que caiu sentado no meio da faixa de pedestres. O homem recobrou a visão imediatamente e começou a rezar.

E dizem que até os ateus de carteirinha, quando estão sozinhos e nos momentos mais difíceis da vida, colocam as mãos espalmadas em prece e dizem baixinho, para ninguém escutar:

– Me ajuda Santo Hermelindo!

Luiz Walter Furtado Sousa

Ouro Preto, 02 de janeiro de 2015.

Luiz Walter Furtado
Enviado por Luiz Walter Furtado em 02/01/2015
Reeditado em 13/05/2016
Código do texto: T5088205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.