Bem enterrado - BVIW

Tema: Segredo (conto)

 

Jesuíno Cascalheiras era um pequeno fazendeiro, muito trabalhador, e pai de uma grande prole. Levava uma vida simples, e era considerado "pão duro", mas se não fosse controlado não seria capaz de honrar seus compromissos, e isso, para ele, era a morte certa, pois tinha brio suficiente para levar a vida. A casa da fazenda era grande, mas já necessitava de uma boa reforma, bem como mobiliá-la confortavelmente, uma vez que residiam lá. Trabalhava com a família de sol a sol, mas quando chovia, de chuva a chuva. Bem, um dia, andando pelo pasto a procura de uma vaca prenhe, bateu a vara de ferrão no chão e esse fez um barulho oco. Ficou curioso por isso. Mais tarde, trouxe para o local um enxadão e, ao cavar, teve uma grande surpresa! Seus olhos brilharam como dois sóis e o sorriso foi de orelha a orelha. O achado seria a solução de sua vida acanhada e seus filhos poderiam seguir adiante com seus estudos e sonhos. Porém, resolveu guardar o segredo até que tivesse meios para usufruir do seu achado. Tampou tudo de novo e seguiu a vida. A família notou que Jesuíno estava mais risonho e despreocupado, sem a tensão costumeira. Geni comentou com ele, mas esse se fez de desentendido.

Alguns meses se passaram, sem que o segredo fosse revelado, pois precisava de algumas providências antes disso, para assegurar sua descoberta. Estava Jesuíno carpindo sua roça de milho, quando foi mortalmente atacado por uma onça. Socorrido pelo filho "Tavico", ele tentava, a todo custo, revelar o segredo, sem conseguir pronunciar uma palavra sequer. Enterraram-no na manhã seguinte, juntamente com o segredo, promessa de um futuro brilhante.

 

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 22/11/2022
Reeditado em 22/11/2022
Código do texto: T7655575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.