O crime de vender a mãe

Todos passam por períodos de adversidades. Nunca existirão justificativas de qualquer espécie ou tamanho de escassez para se vender a própria mãe. Não se trata aqui de piada xenofóbica contra turcos ou de judeus. O apropriado é entender como o delito de vender a pátria-mãe, ou melhor, o crime de lesa-pátria.

As terras americanas foram a redenção da Espanha do século XV ao XIX, com afluxo de riquezas inestimáveis. Em contrapartida, da Espanha vieram aqueles que formaram a elite governante em cada região autônoma da América Espanhola, seja no Peru, no México, no Chile, na Argentina ou na Venezuela. Disso resultou a fragmentação dos vice reinos em estados no limiar do século XIX. Nesse contexto, a mais importante possessão espanhola era, sem dúvida, o Vice Reino do México.

A independência do Estado Mexicano perante a Espanha se deu em 1821. Deixou a nação exaurida de recursos. Como medida paliativa, as terras do norte do México foram oferecidas a colonização para qualquer estrangeiro que quisesse se tornar um cidadão mexicano, mediante a venda de terras a preços baixos, crédito e isenção de impostos por cinco anos. Disso decorreu um movimento que gerou uma migração maciça dos norte americanos, principalmente para a região do atual Texas. Foi assim que, ao longo dos anos, mais de metade das suas terras passou para as mãos dos Estados Unidos. Com a força dos fazendeiros vindos do pais vizinho, o Texas declarou sua independência em 1836 como a " república da estrela solitária". O México nunca reconheceu a soberania : combateu o separatismo, até que , em 1845 os EUA assumiram a sua anexação como um novo estado da União.

Deflagrou-se assim, mais uma guerra de fronteiras. O México foi invadido pelas tropas norte americanas até alcançarem a sua capital. Da WIKIPEDIA, extraímos texto s seguintes, sob aspas: "Entre os americanos haviam muitos favoráveis a tomada de todo o país". Houve até quem defendesse a absurda extensão da fronteira às portas da Cidade do México, na faixa imaginária entre de San Luís de Potosi e Tampico. No entanto, com o Tratado de Guadalupe Hidalgo, contentaram-se os imperialistas apenas com o seu norte, o que já era mais da metade do país.

A fronteira entre os dois estados foi estabelecida pelo dito tratado de 1848 no Rio Grande e foram pagas a insignificante quantia de 15 milhões de dólares pelos novos domínios. Um jornal da época, o "Whig Intelligener deu a seguinte manchete, recheada de hipocrisia: " Nós não tomamos nada pela conquista ... graças a Deus. "

Nesta tacada expansionista, os EUA assimilaram os atuais estados do Texas, Novo México, Califórnia, Nevada, Arizona e Utah, além de partes importantes dos estados do Colorado, Wyoming, Kansas e Oklahoma.

Voltamos para nossos dias. Observamos o senador mexicano Armando Rios Piter, em setembro de 2016, quando propôs uma legislação que protegeria os mexicanos se Donald Trump, como presidente xenófobo dos Estados Unidos, infligisse punição ao país para financiar o muro fronteiriço. Ele ressaltou que o bem-estar econômico dos Estados Unidos e do México estava em jogo: "Em um momento como esse, é vital para nós entender por que esse relacionamento beneficia ambos. Somos vizinhos, somos amigos, somos parceiros", disse ele. "Ele está colocando isso em risco". A legislação proposta pretendia capacitar o governo do México a retaliar, se o governo de Donald Trump vier a infligir desapropriações ou perdas econômicas em seu país para pagar o muro.

A presidência do México agora está com um senhor de 64 anos, líder do Movimento Regeneração Nacional (MORENA), Andrés Manuel López Obrador, cujo discurso se volta para as classes desfavorecidas, contra “ os dinossauros " que mantém o poder há décadas e "na oferta de um protagonismo que o mexicano comum, na verdade, nunca teve". Um cenário para lá de hipotético é o presidente Obrador , de seu palácio de Las Pinas, rever os acordos bilaterais com os EUA, incluindo nestes o famigerado Tratado de Guadalupe Hidalgo. Seria uma verdadeira declaração de nova guerra entre os dois países, quase 170 anos depois, uma alucinação, verdadeira impossibilidade absoluta de vitória do México nesta queda de braço.

No entanto, nem é preciso haver guerra alguma. Os mexicanos já venceram. Moram hoje nos EUA cerca de 35 milhões de mexicanos. A maioria com cidadania norte americana, mas milhões continuam na ilegalidade. As taxas de natalidade entre os latinos é elevada, mesmo nos EUA. A inversão histórica está em curso. Quem trabalha e cresce nos EUA agora são os latinos. É questão de tempo realizarem tudo o que os norte americanos fizeram na colonização do Texas, até mais um pouco, a sua maneira e nos moldes atuais. A sociedade norte americana não será a mesma, seguramente, pois , um dia, os descendentes anglófonos serão emparedados pelo contingente crescente de latino-americanos.

Podemos dizer agora que são os norte americanos que colocaram a sua mãe à venda.