O enigma de Próspero

Édipo encarou a Esfinge. O enigma completo era " Se move a quatro patas de manhã, caminha ereto ao meio-dia e utiliza três pés ao entardecer. De todas as criaturas, é a única que muda o número de pés, mas justo quando mais tem, menos força e velocidade possui." Então Édipo responde: "Refere-se ao homem, que na manhã de sua vida, quando é um bebê, engatinha. Quando se torna forte, avança sobre seus dois pés, no meio-dia de sua vida. No entardecer, já velho, necessita de apoio e uma bengala faz seu terceiro pé." Com esta resposta, Édipo libertou Tebas da Esfinge e se converteu em seu rei.

Numa manhã de sexta-feira, Virgílio Próspero foi levado ao Juiz Corregedor. No trajeto, um obstáculo. De súbito, a porta da viatura se abre. Entra em outra. Agora de olhos vendados. Sai logo mais tarde, de cadeiras de rodas, até um local incerto e barulhento. Parecia uma oficina mecânica. Som de motor, faíscas de solda, muito burburinho. Fomos para um salão anexo à oficina. Não era a Vara de correições. Nem era a justiça, mas teve a certeza de que era quem mandava nela. Era o crime organizado, com advogados, delegados, policiais, ora, o juiz estava lá. Muitos desconhecidos, com cara de quem dinheiro não falta. Tinha até marginal conhecido. Nenhuma mulher. Opa, duas ele viu lá num canto, uma delas é deputada federal. Agora tudo estava mais claro. Seria libertado em breve. O motivo foi um acordo de amplitude. Um pacto. Uma força tarefa se formaria para conter o que diziam ser um erro de percurso. O poder estava se diluindo tão rápido que ganhou força criar os motivos para os quais ele voltaria a crescer e se firmar pela próxima década. O "modus operandi" manteve unanimemente o aspecto de um centro de distúrbios sociais para trazer distrações a instituições que protegiam a sociedade organizada.

Virgílio Próspero foi libertado do presidio federal de Rondônia para ser o facilitador entre a cúpula das forças de segurança num pais dividido em blocos e os chefes de facções criminosas que coexistiam nas divisões do país em feudos e áreas sem a presença do Estado formal.

Virgílio Próspero decifrou o enigma e se libertou das grades. Faltava agora se libertar das artimanhas do poder.