A MENINA E A BORBOLETA

A MENINA E A BORBOLETA

Num pequeno sítio onde passava os fins de semana acompanhada dos pais a menina passava horas, próxima às árvores observando os vai e vens das aves e das borboletas coloridas. Como de costume, os adultos permaneciam sentados em volta de uma mesa rústica, improvisada, feita com tronco de enorme árvore. Certo dia, enquanto aqueles se deliciavam de churrasco de carnes de bois, nem sequer deram conta da falta do pequeno membro que se distanciara do barulho das conversas e do alto volume do som. Em dado momento, a mãe da pequena, estranhando a ausência saiu a procura da filha. Aos gritos chamava pelo nome. O vovô que observava tudo, interceptou-a. E, apontando para frente disse: ela se encontra por trás daquele arbusto. Aliviada, volta ao local do lazer. Minutos depois o avô ouve a voz da neta.

Vem cá vovô. Vem logo.

Incontinenti ele deixa sua zona de conforto indo ao encontro da dona daquela vozinha estridente. E, ao chegar perto diz:

O que está acontecendo para tanta pressa de me ver por perto ? Algum animal peçonhento te picou?

Nada disso vovozinho. Chega mais perto. Olha o acabo de descobrir. Uma borboletinha saindo do casulo. E já está se preparando para voar. Não é linda esta cena, vovô. Você sabe dizer como isso acontece?

Bem. Essa informação vou te repassar quando chegarmos em casa. E, vamos logo, precisamos atender a sua mãe que está que nos chama para o almoço.

Conforme prometido o vovô convidou a neta para afastar-se do burburinho da sala. Sentados de frente explicou. “A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pelo bicho, geralmente em folhas de planta, num período que dura de alguns dias até um mês”

Obrigado vovô. Segunda feira, logo que chegar a Escola vou contar para minhas amigas sobre a experiência que tive vendo uma borboletinha nascer.

valano

valano
Enviado por valano em 01/07/2021
Reeditado em 26/08/2021
Código do texto: T7290787
Classificação de conteúdo: seguro