O Cidadão e a Cidade

A casa em si mesma não representa tudo para o homem. 

Sua verdadeira casa é a cidade. Esta afirmativa tem 

sentido à partir do momento que a cidade representa para

o indivíduo a sua própria identificação como pessoa, ou 

seja, do cidadão participante da vida da urbe que o 

abriga. A casa é o seu refúgio e o seu castelo. Nela o 

indivíduo se sente livre para vôos mais ousados e se vê 

como um herói de aventuras subjetivas. Em casa ele é o 

ser que é. Entretanto, a casa não está insulada, outros 

elementos à sua volta forma um todo que dão um 

significado encantador a tríade: homem-casa-cidade.

É a “minha rua”, o “pessoal da praça” onde se cresce 

brincando, o “grupo escolar” (privilegiado grupo de 

pessoas fora do convívio familiar) onde acontece o 

contato com as primeiras “tias”. Estas particularidades 

torna a cidade a autêntica casa, e o lar, a real morada. 

Há um vínculo muito forte entre o homem e a cidade, 

pois, as “pessoas do lugar”, a “turma do barulho”, o 

“portuga” da padaria, o mercado, o cinema, os vizinhos e, 

porque não dizer,o própri indivíduo, são características 

fundamentais do “lugar onde se mora”. Estes elementos 

são sementes das futuras lembranças da “minha terra”, 

que, passando pela “minha cidade” conduz o saudosista 

até a doce e final lembrança do “lar onde eu morava.”

Não deve haver antagonismo entre o homem e a sua 

cidade, pelo contrário, a harmonia deve ser a tônica entre 

um e outro. A cidade tem a missão de oferecer ao “fruto 

do seu ventre” condições de conforto, segurança e 

prosperidade, humanizando-os, para que cresçam 

servindo-a, preservando-a e amando-a, pois, do 

contrário, havendo humilhação, indignação e revolta 

consequentemente o resultado será um grande êxodo 

que fará da cidade um lugar sem memória e caída no 

esquecimento.

O progresso tem desfigurado a cidade. No afã de realizar 

o sonho da “cidade do futuro” percebe-se a perda da 

“alegria natural” da cidade. As cidades estão sendo 

transformadas em “grandes centros urbanos”, em 

“grandes metrópoles” ou outro monstro qualquer. Estão 

deixando de ser receptivas e cordiais e, à medida que o 

progresso avança, estão cada vez mais desconfiadas e 

mudas. A cada dia que passa o indivíduo na sua própria 

casa, a cidade, está sendo impelido por uma força 

sobrenatural que o obriga a não raciocinar, ou melhor 

dizendo, refreando a sua faculdade inata de refletir, 

embotado que está pelo ente necessidade, ser poderoso 

que está sempre ordenando que o homem se apresse, 

que não pare, que não perceba o sublime e o belo, que 

não viva, apenas se mova. Vida sem vida.

Atualmente a cidade oprime seus habitantes. Subjuga-os. 

Trata-os como nada. Soberba por sua grandiosidade 

arquitetônica despreza aqueles que pisam o seu solo, 

não levando em conta que foram estes que a 

presentearam com a dignidade que hoje ostenta. Não há 

mais o aconchego e a reciprocidade carinhosa de quem 

se ama. O que se vê são acusações mútuas pela perda 

da harmonia que os faziam declarar juras de amor eterno.

Cristalina é a percepção do ciclo de uma cidade que 

perdeu a capacidade de ninar e zelar pelo bem-estar de 

seus filhos: o silêncio da aurora; os tentáculos pasmosos 

do “rush”, minando a energia dos viajantes matinais; o 

burburinho do horário comercial e os gemidos e “ais” 

abafados dos macilentos que perambulam em busca de si 

mesmos antecede um novo silêncio da aurora.

Cidades mecanizadas e devoradas pelo frenesi 

inquietante do vai-e-vem daqueles que não discerne os 

seus próprios destinos. Transfigurados combatentes de 

sorrisos irônicos na batalha do ser, do ter e do poder. 

Peregrinos e forasteiros.Na cidade grande cessa a 

amizade e o diálogo. Escravos do “deus” dinheiro vivem 

em busca de seu mestre, porém, mesmo sem encontrá-lo 

o adoram.

O refúgio dos escravos da cidade monstros são os “week-

ends”, quando, isolados e escatelados em seus lares 

buscam vigor, trancados atrás dos muros que os 

aprisionam novamente. E dizem que são livres. Reclusos 

que tentam se ver e se conhecer. Por algumas horas 

deixam de ser números de algum cadastro, não fazem 

parte de estatísticas e nem são “conhecidos” pelos seus 

“perfis” (leia-se, cifras). Ali, na segurança de uma “prisão 

domiciliar”, o indivíduo é chamado de “seu fulano.”

Entretanto, a despeito de tudo isso, é preciso amar a 

cidade. Não existe o “meu lugar,” a “minha terra,” e a 

“minha origem” à parte da cidade. Há uma interação 

entre a cidade e o seu munícipe. Estão jungidos para que 

ambos sobrevivam. O progresso de uma cidade não deve 

prejudicar a amizade entre ela e seus habitantes, antes, é 

necessário um amoldamento, um complemento para que 

não sejam subtraídos. É fundamental não haver 

infensidade entre a cidade e os indivíduos, pelo contrário, 

ambos devem encontrar entre si motivos e motivações 

que enraízem as suas existências. Cumplicidade é o que 

os unem, capacitando-os para sobreviver aos ataques 

mortíferos das “High-tec”, que os assolam, objetivando 

transformá-los em uma triste realidade cinza, ou seja, ele, 

o indivíduo, sem lançar mão de sua massa cinzenta, ela, 

a cidade, em um cinza mórbido e insonso das “Torres” 

dos “Words” e dos “Centers” sem mensagem de vida, 

cansadas e sem encanto.