Contradições e Questões!

Contradições e questões:

Saber esperar é um dom que poucos possuem, esse enorme privilégio é uma espécie de indicador capaz de separar o vencedor, do perdedor. Será mesmo? Esta contradição pode continuar sendo uma incógnita, por isso talvez jamais saberemos se o melhor é, esperar, ou prosseguir. Esperar às vezes pode parecer monótono, errado, ou absurdo, mas pode ser a linha entre viver, ou morrer! Quando estamos dispostos a esperar, cofiando em nossos instintos, significa que temos plena confiança em nós e no que faremos a seguir, o que é bom, pois assim os erros se restringem em uma baixa margem, nos dando maiores oportunidades de acertos, nos poupando de inúmeras frustrações. Mas nem sempre somos suficientemente capazes de aprender a esperar. Afoitos cometemos erros primários que nos coloca em sérios apuros, dando-nos a falsa impressão de fracasso e incapacidade, não que o somos, mas diante de erros primários acabamos por ficar inibidos e receosos, não dando seguimentos em nossos planos, temendo novos erros.

Mas é errando que aprendemos se não formos capazes de ousar, jamais saberemos se seremos capazes de acertar. No entanto, temos que ter bom senso e saber quando esperar, quando isto se fizer necessário! Assim como saber esperar? É bom que aprendamos a conviver com nossos prováveis erros e nos perdoar e àqueles que vivem a nossa volta. Ninguém erra por vontade própria e sim por uma falha, algo que pode acontecer com qualquer ser humano, desde que ouse tentar. Pois pior que errar, é não tentar! Passar uma vida, tarjado de covarde, fraco, é algo abjeto e desprezível, para alguém quem gosta de experiências e de desafios.

Entretanto não se pode confundir desafio, com irresponsabilidade o que é muito diferente e é nesse momento que separamos os inteligentes, dos sábios. “Pois os inteligentes, aprendem com os próprios erros, quando que os sábios aprende com erros dos outros”! Assim sendo não é necessariamente preciso que esperemos até um erre, para que possamos fazer ao contrário para garantir o sucesso de nossa tentativa. Isso seria uma garantia, ou admissão de medo, que nos impede de ousar? Esta é uma questão, que nos leva de encontro à contradição do falamos anteriormente. Pois se não esperarmos, estaremos sendo afoitos e se esperarmos poderemos correr o risco de sermos omissos. E então o que devemos fazer? Esperar, ou ousar?

Nem uma coisa, nem outra! devemos agir de acordo com nossos instintos, de acordo com nosso bom senso e julgamento. Temos que ser donos dos nossos próprios atos, os assumindo quando formos bem sucedidos, ou não. É isso que nos torna seres humanos, homens e mulheres, jovens e adultos sem distinção. Agindo de acordo com nossas conveniências e convicções, para que possamos ter êxitos naquilo que fizermos, só assim teremos certeza de que erraremos, ao tentar acertar, mas saberemos que nossos erros não serão em vão. Pois o que é a vida, se não uma constante sucessão de erros e acertos?

Viveremos quantas vidas forem possíveis, sem ter certeza absoluta se seria melhor esperar ou não. Entretanto, temos o livre arbítrio, podemos errar e tentar em seguida, acertar e tentar e prosseguir, é assim a vida, repleta de escolhas e constantes erros, isso nos torna capazes de conviver com nossos sucessos, insucessos, tudo é uma questão de aprender a esperar, quando nos for conveniente. Mas o que é a vida se não um constante aprendizado? Aprender a esperar, a agir quando julgarmos necessários, a conviver com alguns prováveis erros!