O VALOR DO SORRISO

Sorrir é bom e faz bem à saúde.
O sorriso é o cartão de visita nos relacionamentos entre as pessoas. Assim, precisamos cultivá-lo, esbanjá-lo e distribuí-lo gentilmente ao nosso próximo, de modo a passar uma imagem, uma mensagem agradável.
O sorriso é a marca de cada personalidade. A pessoa sorridente fala de si mesma, se é aberta ou fechada, comunicativa ou não. O sorriso dura apenas um instante mas é permanente sua recordação. Através dele manifestamos alegria, projetamos o sentimento de bondade, de amor, esperança, paz de consciência, e sobretudo o amor cristão. Ninguém é tão pobre que não possa dar um sorriso e ninguém é tão rico ao ponto de não precisar recebê-lo.
Você sabe sorrir ?
Muita gente tem vergonha de sorrir, por questões várias, entre elas por desconhecerem a beleza do seu próprio sorriso e o valor que ele representa: Coragem para o desanimado, consolo para o entristecido, alívio na angústia, revelação do amor de Deus. Só quem ama, consegue sorrir.
O sorriso é um bem que não se compra, não se empresta, não se rouba, porque ele só vale no momento que se dá e a pessoa que mais precisa de um sorriso é justamente aquela que não sabe expressá-lo.
Sorrir é viver alegre em qualquer circunstância. Temos a recomendação da Palavra de Deus: “Alegrai-vos sempre no Senhor” – I Tess. 5: 17.
Como sorrimos?
Sorrimos com os lábios, com os olhos e com o coração. “O coração alegre aformoseia o rosto”. Temos um compromisso de sermos alegres, de transmitir a alegria de viver contente. Alegria que vem de dentro para fora, que brilha no comportamento, nas atitudes.
O mundo e sua tecnologia tornam o homem “frio” na demonstração de sentimentos, mas nós, como humanos, temos que fazer a diferença. Temos motivos para isso, pois vivemos debaixo do amor e dos cuidados do Pai e este amor não é figurativo, mas real. Podemos destacar três situações a respeito desse amor verdadeiro:
• Deus é um Pai que pensa coisas boas sobre seus filhos – “Eu sei que pensamentos têm a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais” - Jeremias 29: 11
• Deus prepara coisas boas para seus filhos – “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” – I Cor. 2: 9.

• Deus só dá coisas boas para seus filhos. Um pai carnal deseja dar o melhor para os seus filhos, mas existem limites. Com Deus é diferente. Ele tem o melhor, as melhores dádivas – “Ele não negará bem nenhum aos que andam em retidão” – Salmo 84: 11.
Querido leitor, se ao andar pela vida encontrares alguém que recuse a dar um sorriso, sede generoso em dar o seu, porque por certo esse alguém está tão carente que nem um sorriso ele pôde esboçar.
Numerosos tipos de sorrisos existem que demonstram a timidez, a inexperiência, o sofrimento, o medo, a traição, a hipocrisia, o sorriso do sabe tudo, o sorriso da cumplicidade. São muitos que denotam o lado negativo, a fraqueza humana, mas graças a Deus existem os sorrisos de quem tem paz, fé, segurança, o sorriso do perdão, sorrisos contagiantes que ilumina o rosto e faz sair um sentimento positivo do coração.
Você já descobriu qual o seu sorriso?