O HOMEM DE 100 BILHÕES DE REAIS

134 – CURIOSIDADE – William Henry Gates III nasceu em Seattle, Estados Unidos da América, em 28 de outubro de 1955; filho de uma família relativamente rica, seu pai era advogado de várias grandes empresas e sua mãe foi diretora de muitos grandes bancos. Desde criança foi acostumado a freqüentar escolas de primeira grandeza. O menino canhoto foi escoteiro e mesmo tendo acesso garantido nos cursos de Matemática e Direito em Harvard, ele deixou tudo em 1975 para fundar uma pequena empresa com um amigo; o nome desta empresa pequena? – MICROSOFT; e o garoto William virou Bill Gates, o terceiro homem mais rico do planeta e a referência maior no mundo da computação. É bom lembrar que ele já foi considerado o mais rico do planeta.

87% de todos os computadores pessoais do mundo utilizam a ferramenta “Explorer” como navegador de internet, carro chefe da mega indústria de Gates e pelo menos 95% destes mesmos computadores pessoais utilizam alguma ferramenta produzida por ele. O menino prodígio estadunidense construiu um dos impérios mais sólidos da terra com bilhares e bilhares de dólares, empregando as mais brilhantes mentes que o mundo pariu na atualidade e juntando tanto dinheiro que, afirmam alguns economistas, não há tanto volume físico disponível; ou seja, se Bill pretendesse vender tudo que construiu e achasse alguém que pagasse, jamais poderia contar as cédulas, por mais altas que fossem.

Hoje, 27 de junho de 2008, passados 33 anos desde a fundação da Microsoft, Bill Gates deixou o comando de sua empresa para dedicar-se a uma vida menos corrida, se é que consegue tal façanha com tanto dinheiro. O mega bilionário aposentado quer fazer caridade aos povos africanos e dedicar-se as ações de viabilidade da erradicação da miséria. Dizem ainda alguns conhecidos do moço que ele já preparou um testamento e no seu pós vida, mais da metade de sua fortuna física será destinada às suas causas sociais.

Algumas revistas e institutos que vivem por medir as fortunas pelo mundo afirmam que Bill Gates possui hoje uma soma de R$ 100 bilhões de reais disponíveis em sua conta corrente; isso não somado os direitos e patrimônios físicos da Microsoft.

Mas, e como tudo começou? Tudo começou na vida de Gates de modo simples, mas se não tivesse muita grana, provavelmente, jamais seria quem é hoje. Em 1981, o primeiro computador pessoal pertenceu a IBM e pesava 11 toneladas. Os engenheiros pediram a INTEL que fabricasse as placas de memória, mas faltou o programa operacional. Bill Gates, ainda desconhecido, foi até a empresa que havia desenvolvido o sistema para a INTEL, pagou-lhes U$ 50 mil, personalizou o programa e o vendeu por U$ 80 mil, mas antes, garantiu para a Microsoft os direitos de produção e a licença. Tal programa viria a ser o MS-DOS, que mais tarde tornou-se o Windows.

Os produtos de Bill Gates ainda são os mais copiados e pirateados de toda história. No Brasil, dizem algumas pesquisas que de cada 100 computadores que utilizam as plataformas Microsoft, 95 são piratas; mesmo sendo um dos maiores alvos de cópias ilegais do planeta a fortuna de Gates não para de crescer e quase tudo que ele toca (ou inventa), vira ouro.

Você pode imaginar o que este moço de intelecto indiscutível e sorte inenarrável pode fazer com tanto dinheiro? 100 bilhões de reais hoje significa:

R$ 600.000.000,00 por mês se ele aplicasse na caderneta de poupança, ou ainda R$ 20.000.000,00 por dia; R$ 833.333,33 por hora. Com esta fortuna disponível, se fosse aplicada na caderneta de poupança, Bill Gates ganharia R$ 13.888,88 por minuto ou ainda, R$ 231,00 por segundo; quase um salário mínimo brasileiro por segundo, e seu dinheirinho, aqueles R$ 100 bilhões, continuariam lá, no banco!

Com R$ 100 bilhões, Bill poderia comprar cerca de 9 mil Ferrares; 4000 mansões do mesmo quilate do que a que Roberto Marinho morou no Rio de Janeiro ou ainda 450 Boeing de ultima geração novinhos em folha (nenhuma companhia aérea mundial possui esta frota).

Eu fico com pena deste rapaz que agora, aos 53 anos, uma bela mulher e uma conta corrente com esta mixaria de saldo; sofrerá horrores para saber o que fazer para se manter até a morte chegar. Se Bill Gates conseguisse gastar R$ 100 mil por dia em sua aposentadoria, gastaria 1 milhão de dias para torrar seu saldo bancário, o equivalente há 2739 anos até ficar pobre; pobre coitado!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

SITE DO AUTOR: www.irregular.com.br