MEDALHA DE LATA

(de Buenos Aires – ARG) ESPORTE – Enfim as olimpíadas da falcatrua, as olimpíadas da pirataria, do disfarce, da truculência e do imperialismo medíocre chinês chegaram ao fim; muito há de se falar sobre estes jogos de Pequim, que foram marcados muito antes de sua realização; a olimpíada da China 2008 teve um impacto meteórico no mundo moderno, sobretudo porque a internet pode mostrar ao planeta todas as mazelas e fezes que os chineses exportam. A maior nação do mundo revelou finalmente para a população mundial que eles são gigantes nos esportes, mas frágeis na organização social, frágeis nas questões humanitárias e inúteis no que diz respeito ao respeito de seu povo.

Falar da composição fascista que o Governo chinês impõe ao seu povo escravo, pode ser “malhar em ferro frio”, mas eu não posso deixar de escrever mais uma vez e afirmar, que a maior nação do mundo mata seu povo de frio e fome, impede que profissionais como os jornalistas penetrem em seus podres, tortura e mata quem fale mal do regime político e que prepararam os jogos de 2008 a custo de muito dinheiro e tendo que “comprar” muita gente importante.

Mas eu não voltei ao tema “China” para falar do Governo, das fezes que eles deixam pelas ruas, das cusparadas que eles estão acostumados a praticar no chão de casa ou dos escorpiões que eles comem como aperitivo matinal; eu voltei ao tema “China” para falar especificamente dos jogos e das surpresas no quadro de medalhas; falar dos minúsculos países que conseguiram feitos importantes e dos gigantes que dormiram em berço esplêndido, como o Brasil.

No meu ponto de vista, a maior surpresa dos Jogos Olímpicos da China 2008 foi BELARUS; alguém saberia dizer onde fica Belarus? Alguém saberia informar qual a capital e moeda de Belarus? Por fim, alguém saberia dizer quantas medalhas Belarus ganhou nestas olimpíadas?

Belarus fica na Europa, mas não faz parte da Comunidade Européia; foi uma das Ex-repúblicas da extinta União Soviética, sua capital é Minsk e carinhosamente é conhecido como BIELORUSSIA. Sua moeda é o Rublo Bielo-russo e sua população é composta de cristãos; apresentações geográficas a parte, esta nação ganhou 4 medalhas de ouro (Levantamento de peso, canoagem e atletismo), 5 pratas (atletismo, ginástica rítmica e levantamento de peso), e 9 bronzes (luta, atletismo, remo, canoagem e levantamento de peso), sai de Pequim sendo um dos 20 mais bem pontuados.

Bem próximo a Belarus, a Ucrânia, levou para casa, nada menos que 27 medalhas olímpicas; 7 ouros (tiro, tiro com arco, atletismo, esgrima, canoagem e boxe), 5 pratas (levantamento, tiro, luta e atletismo), 15 bronzes (levantamento, saltos ornamentais, luta ciclismo, atletismo, ginástica artística, pentatlo moderno, boxe, canoagem e judô). Se somarmos somente Belarus, Ucrânia e Rússia, que em outrora eram uma mesma nação, teremos 115 medalhas no geral, sendo 32 medalhas de ouro, quase a mesma pontuação dos Estados Unidos da América, que encerrou sua participação em segundo lugar.

Das Américas, a grande estrela foi à JAMAICA com 11 medalhas, sendo 6 ouros; a paupérrima e frágil Etiópia levará pra casa 6 medalhas, sendo 4 ouros; o país do Conde Drácula, a Romênia, também frágil e pobre, levará 8 medalhas, sendo 4 ouros e o Quênia, grande destaque africano, levará para o Continente Negro 13 medalhas, sendo 4 ouros. Parabéns a estes pequeninos e pobres países por suas participações sensacionais nos jogos de Pequim; foram eles que mais uma vez mostraram ao mundo, que nem sempre, ter dinheiro, quer dizer vitória.

Ainda aqui nas Américas, Cuba foi a grande decepção; a ilha caribenha que sempre esteve acostumada a levar dezenas de ouros e glórias para casa, pelo visto começou a cair do pedestal “castrista”; levará somente 2 choradas medalhinhas de ouro na sacola da Adidas, uma da Luta Greco Romana e outra no atletismo, mas esteve outras 19 vezes no pódio, com 9 pratas e 11 bronzes, como se diz no dito popular; nadou, nadou e morreu na praia! Eu sempre torci pelo desporto cubano; sei perfeitamente que é um dos poucos e raros prazeres daquele povo sofrido e oprimido pela sede de poder da ditadura Castro, mas este tipo de coisa teria mesmo que acontecer para que Cuba inicie de vez a sua mudança; ninguém se consolida no topo através da força bruta, isso é fato! Para se ter uma idéia da derrocada de Cuba, pela primeira vez em 20 anos a Seleção de Vôlei feminina não subiu ao pódio.

Incrivelmente o AFEGANISTÃO, devastado pela morte e pela guerra, que há décadas não sabe o que é esporte e modernidade, terá consigo uma medalha solitária de Bronze ganha no taekwondo; na mesma estrada miserável, o SUDÃO também tem sua medalha solitária de prata, adquirida no atletismo. É de gente como os dois atletas, o afegão e o sudanês, que deveriam todos os outros arrogantes se espelhar; provavelmente viram milhares de pessoas mortas aos seus redores, passaram fome, dentre outras dificuldades, e mesmo assim, lutaram como gigantes e saíram das olimpíadas com muito mais do que a participação; saíram com medalhas.

Participar de uma olimpíada já é uma menção honrosa natural; neste tipo de competição, somente competem os melhores, os que atingiram um patamar de perfeição acima da média; eles já são vitoriosos, mesmo que não tenham obtido medalhas. Os destaques, de pior, ou melhor, são meros acasos isolados; nestas olimpíadas, três fatores importantíssimos foram preponderantes para que os olhos do mundos estivessem voltados para a China; a questão dos monges tibetanos que foram assassinados pelo exército chinês, banhando uma nação com ruas de sangue; as atletas da Rússia e Geórgia se abraçando, mesmo seus países estando em guerra e a indiscutível força de vontade do povo chinês, que mesmo sendo escravo e passando dificuldade financeira (não receberam seus salários e ainda foram expulsos de Pequim), os poucos que restaram, fizeram dos jogos um motivo único e raro para mostrarem suas competências e seus carinhos para com o mundo.

Os medalhistas brasileiros, salvo os de ouro, poderiam fazer melhor, mas eles deram tudo que podiam para realizar o sonho olímpico, infelizmente, poucos conseguiram o lugar mais alto do pódio; apenas como lembrança, em Atenas, o Brasil em 16º na classificação geral com 5 ouros. Em Pequim, não houve um herói como Cordeiro de Lima, mas Maurren Maggi e César Cielo, de fato, superaram todas as expectativas, por suas histórias especiais.

A próxima olimpíada será em Londres em 2012 e a seguinte, tem o Rio de Janeiro e Tóquio como candidatas a sede, eu sinceramente torço pelo Japão como sede dos jogos olímpicos por algumas razões óbvias; eles têm dinheiro de sobra para gastarem, são doutrinados e polidos e já possuem uma estrutura básica que precisará passar apenas por ajustes, enquanto nós... Não preciso escrever!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Site do Autor: www.irregular.com.br