“A MOEDA DA ARTE”.

           

 

A moeda da arte é o prazer da criação, cujo reconhecimento; é a reação de quem vê quem ler... Ou quem aprecia esta obra.

Um artista seja ele ou ela, de qualquer seguimento da arte, pintada, escrita, atuada... A sua melhor paga é o reconhecimento publico, uma arte seja ela de qualquer natureza, é um filho de quem a criou; se alguém acha que uma obra lhe pertence, só por que a comprou com um punhado de dinheiro, está redondamente enganado.

O artista nunca vende a sua obra, vende a copia, pois o original fica sempre consigo.

Quando um artista diz estar bem... Isso não quer dizer que ele está bem financeiramente; um palhaço, por exemplo: ainda que a sua conta bancária esteja maravilhosamente recheada de dinheiro, ele se sentiria o mais pobre dos artistas, se não ouvisse mais os aplausos da platéia, e com toda sinceridade eu digo, em minha opinião, o palhaço é o mais completo dos artistas de todos os tempos, e digo mais, não há dinheiro que compre a alegria de um palhaço atuar; assim são todos os artistas, sem a sua arte eles morreriam.

Ninguém faz arte por sobrevivência, e se alguém fizer não deve considerar-se um artista, e sim um mero vendedor do seu produto, pois uma arte não se faz com ganância, se faz com amor. Eu penso assim.