Sinfonia de tambores!

Bom dia, boa madrugada, bom feriado, boa noite, sei lá!!! Confesso que não consigo definir qual o “bom” devo desejar, uma vez que estou às cinco horas em frente ao computador e sem internet, indo e vindo até a cozinha ver se a água do café ferveu; isto depois de ter andado meia hora em círculos para encontrar os óculos! A tarde, as 16 horas, sonolento, assisti o defile por completo.

Nos dias de feriados, domingos e folgas as pessoas dormem um pouquinho mais não porque sejam pre3guisosos ou menos patriotas, nem que tenham menos pela cidade ou ainda pouca fé no padroeiro, é cansaço mesmo! Afinal uma mãe gentil não vai tirar o filho da cama, ainda mais só para fazer barulho! Não esteja preocupado que nesta época de falta de fé, quando os pedidos de benções diminuem acentuadamente, os santos são menos requisitados e assim aproveitam para um cochilo.

Levando em consideração que os santos dão um largo sorriso quando ouvem, depois da novela Pantanal, o pedido: “Meu sontotonho, me dê um bom sono”, este pedido deveria ser atendido. Mas como ter um bom sono sendo acordando, como no dia de hoje, as 04:30 horas da madrugada, com um um repetitivo “pam-pum, pam-pum”, que mais parece música de funeral e que dizem ser alvorada! Pelo menos se torna divertido ver os velhinhos trajados de pijamas e as velhinhas de camisolas, tremelicando de frio ou por que tremelicam mesmo, para ver a banda passar.

Estas “alvoradas” são comuns nas pequenas cidades. Algumas onde, como a que escolhi para morar, têm duas bandas de dois grandes colégios, que competem entre elas qual é a mais barulhenta. Quando uma dobra o quarteirão a outra aponta na esquina. Isto dá saudade das cidades grandes, onde pela madrugada os moradores só ouvem tiroteios, barulho de sirenes, pedidos de socorro, e as sinfonias de pardais anunciando alvorecer!

Por fim descobri o “bom” que devo desejar: “Ainda é 07 de Setembro; feliz Dia da Pátria, aproveite o dia, pois nova data cívica só em 05 de outubro!”.