DEPOIS A LOUCA SOU EU - VIVA MIRTES!

Estava meio deprimida, chateada com tudo e com todos. E, quando estou assim alguma providência tenho que tomar. Fico de um jeito que nem eu mesma me agüento.

Fui caminhar, fui nadar e nada! Peguei o violão, musiquei um poema do meu amigo Nizardo Wanderley, o qual está louco de contente pela perspectiva de finalmente ser pai, e, nada de melhorar.

Resolvi “embonecar-me”...

No Salão de Beleza, da competente e paciente Mirtes Santos, cheguei com cara de poucos amigos. Sentei-me no único lugar disponível que havia – o salão dela é sempre muito cheio – e fui logo lhe avisando que queria sair de lá feliz da vida, me sentindo com vinte anos. Ela olhou para mim com jeito compreensivo, carinhoso, e, ao mesmo tempo brincalhão, falou: tudo bem pode deixar! E, completou: será muito fácil. Você é bonita e seu cabelo também.

Ah! Cabeleireira sábia! – Já me senti melhor e toda satisfeita da vida. Mesmo assim, olhei a minha volta para verificar, pelas expressões faciais, se alguém discordava da minha linda, maravilhosa e competente cabeleireira/psicóloga, Mirtes Santos.

Não detectando nada! Relaxei...

Fiquei observando o trabalho dela e me esqueci das coisas que me chateavam. Foi quando uma das clientes da vez se levantou.

Fiquei pasma com seu cabelo: ia muito além do bumbum... Que coisa horrorosa!

- Aí, me escutei perguntando se havia sido promessa e agora, naturalmente, ia cortar pelo menos a altura da cintura.

–Ela ficou indignada!

E me respondeu que não era promessa e que não ia cortar apenas lavar e secar.

– Eu não desisti e retruquei: seu cabelo é cheio e bonito até a cintura. Depois ele fica pouco, fino, fraco e desfiado parecendo ponta de corda.

Eita! O salão inteiro parou, todos ficaram silenciosos, se perguntando se eu era louca!

- Com toda certeza sou!

A moça olhou para mim segurando o seu cabelo, pensou, pensou...

Dirigindo-se à Mirtes perguntou: você concorda com ela?

- Lá vou eu de novo... Ela vai dizer que o cabelo é seu e você faz dele o que quiser.

Mirtes, na maior “saia justa” não abriu a boca e nem ninguém.

Eu já estava aborrecida e impaciente, pois a moça era linda e aquele cabelo simplesmente acabava com ela.

Então, ela se sentou, com o cabelo espalhado pelo chão e falou:

- Mirtes, pegue a fita métrica, marque 04 cm e corte.

Assim foi feito. Depois me perguntou se tinha ficado bom. Eu lhe respondi que sim e que ela estava maravilhosa. – Fazer mais o quê?

Antes de sair, ainda se olhou no espelho e exclamou em alto e bom som: ele cresce logo e foi embora.

Próxima! – chamou Mirtes – uma senhora se aproximou e antes de sentar na cadeira da cabeleireira, perguntou:

- Você está menstruada?

- A lua está nova, quarto crescente, lua cheia ou está quarto minguante?

Alguém respondeu: quarto crescente!

Então, pode cortar o meu cabelo, mas peça permissão ao meu santo pode ser?

Mirtes assentiu meigamente e lhe disse: não há problema. E, sem perguntar que santo era o dela, olhou de lado e falou: ô senhor santo dela, dê licença viu, e, tacou-lhe a tesoura.

Ela ficou ótima de cabelos curtos e bem modernos. Satisfeitíssima foi embora.

Caímos todos na risada e eu a essas alturas estava curada da minha tristeza e depressão, fui embora sem fazer nada. Afinal... Não precisava! ( Rsrs)