Tente entender...

Entenda a aviação comercial brasileira...

Eu muitas vezes me pego pensando, se sou burro demais para não entender as tabelas de preços e rotas da empresas aéreas do Brasil, ou se eles são demasiadamente inteligentes ao ponto de fazerem fórmulas complexas que justificam as práticas atuais. Vejam este exemplo claro de problemática:

01 – Se o usuário quiser ir para ITUMBIARA – GOIÁS de avião, ele terá duas opções; ir para Goiânia (220 km) ou Uberlândia (135 km); de Belo Horizonte para Goiânia, voando TAM, o usuário dispõe de algumas opções, sendo que a tarifa mais barata fica na casa de R$ 650,00 (somente ida) e em todos os casos, ele sairá da Capital mineira e fazendo conexão em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro; já para Uberlândia – MG, ele terá algumas opções também pela TAM, sempre com conexões por São Paulo, só que pagará R$ 279,00 (somente ida) em média.

De Belo Horizonte para Goiânia com conexão em São Paulo, estamos falando de um percurso (terrestre) de mais ou menos 1.500 km (Belo Horizonte – São Paulo – Goiânia); de Belo Horizonte para Uberlândia, com a mesma conexão em São Paulo, o trajeto fica em 1.200 km (Belo Horizonte – São Paulo – Uberlândia).

Aconteceu comigo; meu compromisso era em Itumbiara – Goiás; tive que alugar um carro; utilizei os dois trajetos e vejam quanto paguei:

a) Para Goiânia, sem o valor do aluguel do carro, mas adicionando o combustível, paguei R$ 682,78.

b) Para Uberlândia, da mesma forma que a anterior, paguei R$ 299,11.

c) Tive ainda a oportunidade de fazer o mesmo trecho (Uberlândia), voando Trip Linhas Aéreas, abordo do confortável, turbo hélice ATR-42 e paguei R$ 303,11, sendo que num VÔO DIRETO, saindo do Aeroporto da Pampulha, que é mais próximo do centro de Belo Horizonte e menos problemático de trânsito.

Vale lembrar que na opção “A”, o percurso (aéreo e terrestre) entre o ponto de saída e o de chegada, o usuário gastará em média 07 horas; na opção “B”, 06 horas; na opção “C”, 03 horas, isso se não houver atrasos nos vôos.

Resumindo este modelo, você paga menos e tem mais vantagens se voar por uma companhia aérea de menor porte, não deixando de lado o conforto e a segurança, caso específico da Trip Linhas Aéreas.

02 – Nesta segunda opção, farei uma comparação com um vôo internacional e um vôo nacional; veja outro absurdo:

a) De Belo Horizonte para Miami, cerca de 11 horas de vôo, se for direto e sem atrasos, você terá que desembolsar cerca de R$ 2.500,00 (só pela ida), se for voado TAM, que repito, é a melhor companhia aérea do Brasil no meu ponto de vista. Se for escolher a mais barata, terá que voar, como mero exemplo, pela COPA AIR LINES, pagando R$ 1.700,00.

b) De Belo Horizonte, também pela TAM, para Rio Branco no Acre, cerca de 4 horas de vôo (se fosse direto), o usuário pagará R$ 1.100,00 pela TAM, quase a metade da tarifa mais barata para Miami. Na opção mais cara da mesma companhia, a tarifa que eles chamam de TOP, poderá chegar a R$ 2.400,00.

É obvio que o mundo inteiro sabe que as rotas mais freqüentadas costumam ser mais baratas devido ao fluxo de procura; aviões que partem para locais mais extremos como Rio Branco, costumam (as vezes) terem que cumprir suas rotas com um número menor de passageiros e um custo operacional similar aos das grandes rotas; mas todos também sabemos que as rotas internacionais são mais complicadas e os custos (em dólar) são mais elevados, portanto, não justifica que as tarifas nacionais sejam iguais ou maiores do que as internacionais.

Um vôo de Belo Horizonte para Buenos Aires (4 ½ horas), está hoje em torno de R$ 800,00, quase o mesmo valor que para Goiânia (1 ½ hora se fosse direto). Não há matemática que explique algumas tarifas, mas as companhias, como a TAM, costumam camuflar suas tarifas subdividindo-as em categorias, como fosse fácil explicar ao passageiro que um bilhete entre Belo Horizonte e Salvador (1 ½ hora de vôo), custe na verdade R$ 520,00, mas que eles dispõem de tarifas reduzidas por R$ 250,00 e R$ 470,00, ou ainda, dependendo do dia e da necessidade, a mesma tarifa, na mesma companhia, poderá sair por R$ 680,00 e R$ 1.200,00; isso mesmo, a prática é de 05 (cinco) tarifas diferentes para o mesmo vôo, valendo lembrar que com o preço da maior tarifa, o usuário poderá voar quase 05 (cinco) vezes se comparado com a menor.

Este tipo de fórmula absurda e incrivelmente enigmática é que faz o turismo e os negócios do Brasil andar como lesmas cegas. Você usuário dependente dos vôos, assim como eu, pesquise muito ou peça ajuda a uma agência de viagens; o agente de viagens, quando bem intencionados, com certeza lhes mostrará os melhores caminhos entre o seu ponto de saída e o seu destino final. A agência de viagens ganha comissão pela venda de passagens, pacotes turísticos, aluguel de carros, reservas de hotéis e outros serviços ligados a viagens e turismo e não cobram dos seus clientes nada a mais por seus préstimos.

Profissionalmente e particularmente, eu utilizo os serviços da REAL TURISMO de Belo Horizonte, (31) 3245.7090 (Magno, Felipe e Maria Tereza). Depois disso, escolha seu destino e boa viagem, sobrando é claro, dinheiro no bolso!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Site do autor: Carlos Henrique Mascarenhas Pires