Quero ser sol, mesmo na madrugada!

O que é ser sol? É iluminar tão intensamente que nenhuma sombra consegue apagar a sua luz, isto a qualquer hora! Há quem duvide que o sol também esta aceso à noite. A isto eu chamo de incredulidade e ainda falta de conhecimento da rotação e translação da terra. É também não buscar conhecer os mistérios nem tão misteriosos de nossas vidas. No metafórico ser sol é iluminar as pessoas, proporcionando a elas conhece o que você já sabe. Por exemplo, eu sei que existe Deus então por que ocultar essa luz? Ela é tão intensa que aumenta a intensidade deste pequeno sol, que sou eu. Meu calor, no entanto é menor.

Falando em sol se fala coisas engraçadas dele, mas isto é vício de linguagem, nada de pecado nem de suicídio. Há que diga “vou sentar no sol”, e imaginem esta pessoa voltar a terra com o “bum-bum” assado? Isto se voltar, não se perdendo na Via Lacta e indo habitar em uma estrela qualquer. Se apenas captamos a luz do sol, nos colocarmos como espelho, e ai si transmitimos estaremos expostos ao sol, sem querer nele sentar e contribuir com os nossos gases para maiores explosões dos que as criadas pela natureza. .

Ser sol é algo bom, gratificante à medida que também há quem nos ilumine, e assim nos possibilite a transmitir o bem, o coerente da vida, e outras qualidades que vão sendo esquecidas. Aprendi desde jovem que, ao abrir-se uma porta real poderemos logo a seguir abrir outra abstrata. Assim procuro conhecer meus direitos, mas também meus deveres! E como digo em uma palestra dirigida a alunos de segundo grau, nos deveres temos a obrigação da gentileza para com o próximo, e nada melhor do que algumas palavras mágicas; bom dia, boa tarde, com licença, até outro dia, posso ajudar, tem razão, sim senhor, sim senhora, por favor. Aos mais velhos chamo de senhor.

Não gosto, confesso, quando alguém mais jovem me dirigindo a palavra me chama secamente de Pedro, isto me dá pena daquele jovem, que se mostrando íntimo fecha a porta abstrata da simpatia. Concordo até que haja um exagero em alguns tratamentos, a exemplo chamamos de doutor qualquer homem que esteja de paletó e gravata, dispenso este tratamento. Não é a roupa que faz ao homem abrir portas; é a veste e a linguagem próprias para cada ocasião! O sol, enquanto escondido de nossa visão, estando do outro lado da terra, continua a ser sol, mesmo de madrugada!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, 61 anos, editor do jornal Vanguarda de Guanambi – Bahia, e acredita que ainda pode ser um sol vivo e deixar seu calor na terra. Mesmo após o seu ocaso