Eu “velhinho” de sessenta anos!

''Quanto tempo você acredita que viverá? Cem anos? Cinqüenta? Vinte? Dez? Um? Assim começa um e-mail que chegou a minha caixa postal, vindo da amiga escritora Rita Vaz, que em confronto a sua juventude, pensa sabiamente nos idosos, melhor dizendo “experientes”. Eleito no pequeno município de Uraí, Susumo Itimura é o prefeito com mais anos de idade do Brasil, eleito no do norte paranaense um cidadão com mais de noventas anos que se foi reeleito pela quinta vez, duas consecutivas. A maioria dos repórteres dizia que ele é o prefeito mais velho do país, até que um entrevistador mais educado o elogiou por ser o mais idoso dos prefeitos, ai ele disse ao repórter: “Pode me chamar de velho, os outros acham assim”, e concluiu: “Há muitos velhos úteis à sociedade, assim como há muitos novos sem tanta utilidade, não é mesmo?” Sorriu. Não entendo como um locutor de minha cidade, disse que meu prefeito, com sessenta e três anos, estaria velho para ser reeleito!

A sugestão de idade média ser setenta anos, não é uma certeza de que aos sessenta e nove anos, onze meses, quatro semanas e alguns dias vamos morrer. Um adolescente pode ter apenas mais quatro anos de vida, enquanto alguém de mais de setenta pode viver ainda mais trinta e cinco. Já temos mais de trinta mil pessoas no Brasil acima dos cem anos. Uma professora que leciona na Universidade Federal de São Paulo fez um estudo sobre a velhice, digo sobre a terceira e quarta idade, Nas turmas da mestra o aluno mais jovem tem sessenta anos! Ela diz: “Em um mundo no qual a expectativa média de vida no Brasil era de vinte e cinco anos, isto há apenas dois séculos, praticamente todos os meus alunos estariam mortos”.É um milagre que tenhamos chegado até aqui, o que não garantia de qualidade, como podemos ver pelo que acontece no mundo. Mas estamos assistindo homens e mulheres com 70, 80 ou 90 anos, vivendo ainda como a duas ou três décadas as pessoas de 60 viviam.

Nunca me havia antenado, mas Roberto Marinho que viveu entre 1904 e-2003 criou a Rede Globo quando completou 60 anos. Morreu depois dos noventa. E ele era de uma geração em que a expectativa média de vida era de quarenta. Fiquei sabendo disto no e-mail. Mas isso não é um caso isolado. Ted Turner, o criador da CNN, a maior rede de notícias do mundo, era um playboy e esportista até os 40. Quase perdeu tudo várias vezes na vida. Depois disso, criou a CNN, mesmo tendo sido sabotado várias vezes pelos concorrentes. Continua um playboy esportista, também isto o e-mail me lembrou, eu apenas sabia que. O líder Nelson Mandela ficou mais de dez anos sendo bloqueado ativamente pelo governo sul-africano e vinte sete anos na cadeia, por razões políticas. Aos setenta e dois anos começou tudo novamente, saindo da prisão, tornando-se presidente da África do Sul e mudando o país que liderou, além de entrar para a história do planeta. Ele nasceu em 1914.

Há uma sugestão para os com mais de setenta; “Não tenha calma nenhuma. Faça o que você tiver vontade de fazer. Viaje, crie, pinte e borde - e não me refiro aos quadros e nem tecidos. Se você tem entre vinte e setenta, sugiro que não se importe com convenções sociais. Elas foram feitas por quem não tinha coisa melhor para fazer, além de falar da vida dos outros”, diz a professora de Brasília que complementa: “Vá e faça. Já que vão falar de você, de qualquer jeito, arrisque-se a ir contra a maré”. Se não aprovarem, mande-os catar coquinho em uma praia perdida. Faça como o Coelho Branco das aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll: “O Coelho Branco colocou os óculos e perguntou – Com licença de Vossa Majestade, devo começar por onde? – Comece pelo começo! Disse o Rei, com ar muito grave – E vá até o fim e pare.” Nem tudo que começamos terminamos, mas tudo o que terminamos teve que começar. Por isso leio os e-mails que recebo, para aprender, e esperando passar dos setenta anos já pinto e bordo com o que gosto de fazer; escrever!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, de Guanambi – Bahia, espera viver mais de cem anos, mas se isto não acontecer terá reiniciado a vida a cada dia amanhecido!