FESTA de São MARTINHO

Hoje quero só evocar a FESTA de São MARTINHO - uma festa fortes de raízes populares, ligadas ao "vinho novo" e às castanhas assadas.
A minha crónica, que não é crónica, é remeter para um longo trabalho que já desenvolvi há anos e deixo aos possíveis interessados, enquanto não arranjo tempo para o transformar em eBook - PDF.

in vino veritas

Pequeno extracto:

Porque é que este SÃO MARTINHO, está relacionado com estas Festas Populares cheias de cstahas assadas, magustos, vinho, jeropiga e aguardente?

Talvez, por ser ou ter sido o Santo mais popular de toda a Europa e conhecidopela sua Bondade ilimitada e ter convivido com os mais pobres...

Talvez pela sua FESTA, 11 de novembro (não na data da sua morte a 8, porquê..) coincidir com a primeira quinzena de Novembro, quando o Outono se prepara para dar lugar ao Inverno e quando costuma haver uma espécie de "visita" mais apreciada do Sol, que parece despedir-se até à Primavera...

Então pode visitar as minhas achegas sobre o SÃO MARTINHO, numa Página sobre GIL VICENTE e o teatro português (http://www.joraga.net/gilvicente/pags/smartinho.htm). BOA VIAGEM.
Se tiver tempo, esta noite, vou deixar em PDF, umas recolhas sobre um Baile Popular, que também pode ser Teatro... Festa... sobre o RIMANCE CONDESSINHA de ARAGÃO, que animava muitas tades ou serões... Festas de São Martinho...

Abraços de zeraga