A Pessoa Certa.


Muitas pessoas reclamam de que ainda não encontram a pessoa certa ou alma gêmea. Mas quem seria a pessoa certa? Como e onde encontrá-la? Ela servirá pra quê? Será que a pessoa certa é aquela que corresponderia as nossas necessidades; aquela que nos daria segurança num relacionamento estável ou aquela em que poderíamos despejar tudo o que sentimos?

Eu pergunto: Será que é este modelo de pessoa certa que você quer, é o modelo que eu quero pra mim? Eu tenho certeza que não é isso que procuro. Ando anos procurando essa tal pessoa certa. Eu ainda não encontrei e nem vou encontrar a pessoa que preencha todos os requisitos que eu quero. Eu me dei conta de que a pessoa certa não existe.

Entendi que não encontrarei ninguém que esteja ao meu dispor a qualquer hora, muito menos alguém que cujos atributos se atrelem a todos os meus desejos, hábitos, vícios e características. Se não existe a pessoa certa, quem poderia me completar? Eu mesma?... Por que não colocamos pelo avesso essa lógica e nos tornamos nós mesmos essa pessoa?

Você leitor deve está pensando: “Essa mulher bebeu pinga, cheirou cola e comeu a lata"... Mas não é nada disso. A vida é feita de escolhas. E cada um pode fazer suas escolhas. Podemos viver como um pedinte indo a busca de sugar algo, podemos assumir uma postura valente perante a vida, como também podemos oferecer mais do que recebemos.

Quando agimos como um pobre coitado o mundo não tem o que nos oferecer agindo desta forma, a única coisa que poderemos esperar é que nossas necessidades sejam saciadas; que nossos amigos nos ampararem e que a vida possa nos trazer as coisas, mas caso isso não acontecer da forma que esperamos a frustração será inevitável.

Se formos pessoas valentes e independentes, não precisaremos esperar nada de ninguém. Você não criará expectativas, você não fará planos ostentosos, não fará as coisas querendo reconhecimento e gratidão. Apenas fará, sem esperar nada em troca. A felicidade está dentro deste processo de nutrição que é a felicidade dos outros.

Quando agimos como um batalhador, a nossa postura em oferecer é automática. É neste momento que nos tornamos à pessoa certa para alguém. Se estivermos em dúvida entre duas pessoas, não escolha a mais engraçada, mas a que ri das suas piadas. Em vez de ficar esperando por alguém inteligente, apenas distribua sua inteligência para qualquer um.

Ou seja, não escolha a que tem mais a lhe proporcionar, e sim aquela que mais pode se beneficiar com o que você tem a oferecer. Na maioria das vezes, as pessoas querem apenas receber esquece-se do outro sem imaginar que somos o outro. Quantos de nós já não notamos isto e não pensou o quanto foi idiota.

Aprender á ser o outro, é ter em si a famosa "dependência recíproca" e isso não é fácil de aprender e nem muito menos de praticar. Através dela é que poderemos "crescer" como pessoa. Aprender a respeitar o outro é respeitar a si próprio. Ser a pessoa certa é não esperar resultados ou retribuições de qualquer tipo.
 
O amor não se dá em migalhas nem tão pouco é um embrulho perfeito que se compra numa loja cara e nem algo que ficamos sem ele por falta de dinheiro, isso não se compra, assim como também não se compra confiança. Isso se chama conquista.

Ninguém pode mudar ninguém. Entrar em alguma relação achando que no futuro vai mudar o parceiro é pura perda de tempo e energia, quem ter mudar é você... Ser a pessoa certa não é estar aderente ao outro o dia todo, não é se matar  e nem fazer tudo pelo parceiro, não é se anular, não é nada disso.

Ser a pessoa certa é viver e estimular o parceiro para viver plenamente com você. É você oferecer o que tem de melhor, mas é também ter a intuição de que a pessoa quer receber tudo isto. Não adiante querer dar tudo de bom a quem se ama se a mesma não quiser receber.


Inspirado no texto de Will Chinaski

24/11/2008