A VERDADEIRA LENDA NUNCA MORRE

Hoje quando eu estava indo para uma reunião, de carro, passei por uma rua do Recreio dos Bandeirantes, aqui no Rio de Janeiro, quando “dei de cara” com uma destas concessionárias de automóveis usados, no sul chama de garagem e no resto do Brasil, loja de multimarcas; é uma destas lojas de beira de rua, com vários carros na calçada a espera de um comprador; um destes carros me chamou a atenção; trata-se de uma lenda, um mito que perdura há mais de 40 anos sem ter aparecido um substituo a altura; eu estou falando do lendário UNIMOG.

A UNIMOG surgiu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, como um veículo para ser utilizado na agricultura, num papel mais polivalente que o trator tradicional, nomeadamente ao nível da velocidade em estrada, pela fábrica Erhard und Soehne da Alemanha. Uma herança deste passado agrícola era a largura original entre rodados de 1,20 m, que correspondia à distância entre duas filas de batatas plantadas, mas aquele era o velho modelo.

Os trabalhos no novo modelo iniciaram-se em Janeiro de 1946, e o primeiro protótipo estava operacional no final desse ano. Este protótipo estava equipado com um motor a gasolina, pois o desenvolvimento do motor diesel não estava ainda concluído. O aspecto externo deste arquétipo era já muito semelhante ao que a Unimog iria ter no futuro e eles jamais imaginariam que aquele caminhãozinho seria uma lenda nas trilhas de aventura pelo mundo.

A produção da Unimog iria arrancar em 1947, já equipada com o motor diesel de 25-hp (19 kW) OM636 da Daimler Benz diesel. Fabricada originalmente pela Boehringer, uma vez que por um lado a Erhard und Soehne não tinha a capacidade de produção, e por outro pela interdição imposta pelos Aliados no pós-guerra à Mercedes Benz de produzir veículos todo o terreno; só em 1951 (quando a limitação foi levantada) a Unimog começou a poder usufruir de uma rede de distribuição e vendas fora da Alemanha.

Dada a sua versatilidade, e capacidade de circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimog foi adaptada pelas forças armadas de vários países. Comprada em grande quantidade por Portugal, a Unimog viu serviço ativo em todas as frentes durante a Guerra Colonial, e ainda hoje equipa várias unidades e serviços; no Brasil é utilizada, por exemplo, pela Força de Fuzileiros da Esquadra e continua lá, servindo tanto ao Exército, quanto a milhares de aventureiros que adquiriram este pequeno e valente caminhão.

O que mais me chamou a atenção no UNIMOG que vi aqui no Rio foi à impecável conservação; o carrinho, aliás, o caminhãozinho simpático e valente que se encontra a venda, possui segundo Walter Mascarenhas, dono da loja, 99% de originalidade e já está equipado com Placa Preta, ou seja, possui o reconhecimento do DETRAN carioca como veículo histórico original. Fabricado em 1966 (42 anos), o UNIMOG que eu tive o prazer de dirigir por algumas ruas do bairro possui motor diesel, tração 4X4 e na carroceria, um módulo BOX cheio que oportunidades para o novo comprador colocar combustível e inspirar colocá-lo, seja na estrada de asfalto, seja no lamaçal, seja em terreno pedregoso, para desbravar os cantos mais intocáveis do Brasil e do mundo.

A ultima vez que eu pus os olhos num carro como este foi no Chile, com um pessoal da Noruega que estava fazendo uma expedição solitária pelos desertos gélidos da América do Sul; aqueles noruegueses me disseram, na ocasião, que eles estavam vindos em expedição desde a Europa, puseram o carro num navio, desembarcaram no Brasil, iriam percorrer todas as Américas e terminariam sua aventura insólita nos Estados Unidos da América; poucos carros novos, até mesmo o Hummer ou o Land Rover, dariam conta de fazer uma viagem desta.

Recente a Mercedes Benz voltou a fabricar o UNIMOG numa versão moderna, mas os atraentes não aportaram no Brasil; as poucas unidades que ainda pudemos ver por aqui são as versões mais antigas e nada conservadas.

Eu que já participei de uma expedição solitária a exemplo de: Bahia – Argentina – Bahia Um Road e que já tive oportunidade de ver algumas provas de Rallye, poder ver e dirigir uma máquina destas é como a realização de um sonho; qualquer aventureiro, por mais dinheiro que possua ou patrocinador que o mantenha, gostaria de um dia poder utilizar um UNIMOG para alguma prova; estes veículos são quase anfíbios e não se prendem a nenhum tipo de solo.

Para não matar de curiosidade o leitor, o carro que eu vi está à venda por R$ 50.000,00 e pertenceu a um astro da música pop nacional (o atual dono não quis revelar o nome).


Carlos Henrique Mascarenhas Pires
Meu site: www.irregular.com.br
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 26/11/2008
Reeditado em 26/11/2008
Código do texto: T1303545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.