VASCO DA GAMA NA SEGUNDONA

(do Rio de Janeiro – RJ). FUTEBOL – O Rio de Janeiro continua lindo; o Rio de Janeiro continua sendo; o Rio de Janeiro, Fevereiro e Março... Alô torcida do Flamengo, aquele abraço!

Futebol no Brasil é quase uma unanimidade, mas eu raramente me arrisco a escrever sobre ele porque desperta paixões inusitadas em quase todas as pessoas. De Norte a Sul do Brasil, sempre existirão milhares de apaixonados pela bola e com mais certeza ainda, cada um destes apaixonados têm seu clube de preferência.

Eu faço parte da maior torcida do mundo, a torcida do time mais querido do Brasil, o Flamengo; sou torcedor, não fanático e sócio Off-Rio; toda vez que eu venho a esta cidade maravilhosa, acabo dando um pulinho na Gávea e participando de alguma forma da vida deste clube, mas hoje eu resolvi permanecer no hotel; assisti a final do Campeonato Brasileiro do quarto do hotel e vi o Flamengo derrapar mais uma vez na reta final quando perdeu tristemente para o insignificante mas valente Atlético Paranaense.

Este campeonato de pontos corridos foi de fato um dos mais enigmáticos dos últimos anos; o campeão SÃO PAULO F.C. só foi conhecido na ultima rodada; o Grêmio, vice-líder, lutou como um gladiador contra o Atlético Mineiro e recebeu talvez uma das maiores recompensas de todos os times; o GRÊMIO recebeu o maior carinho de sua torcida no ultimo jogo e esta demonstração de carinho e apoio é rara de se ver. O time gaúcho passou pelo amargor de já ter estado na segunda divisão e um ano depois, sua torcida o vê disputar o título; para mim, foi o destaque do campeonato.

Na parte de cima da tabela, os quatro melhores: São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras; do 5º Flamengo até o Sport Recife 11º colocado, nenhuma grande revelação, todos jogaram o feijão com arroz do início ao fim e alguns puderam chegar próximos do título e outros do rebaixamento, mas nada de expressivo.

A partir do 12º colocado, o Atlético Mineiro, até o ultimo, Ipatinga, todos sofreram muito para se manterem vivos nesta luta onde quatro morreram; Atlético do Paraná, Fluminense do Rio, Santos e Náutico, tiveram que rebolar muito para não serem rebaixados. O Fluminense do Rio de Janeiro, que já amargou em outra ocasião a dor do rebaixamento, sofreu do início ao fim, entrou e saiu da zona de 2ª divisão por várias ocasiões.

Deste grupo que permaneceu na Elite do futebol nacional, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Coritiba, Vitória, Sport, Atlético Mineiro, Fluminense e Náutico já estiveram na segundona; São Paulo, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Goiás, Atlético Paranaense e Santos, jamais experimentaram descer de categoria; Figueirense e Portuguesa de Desportos, que desceram a ladeira, também já estiveram lá e o Ipatinga, que nunca esteve entre os melhores, teve o sabor de estar somente este ano, mas retornou as origens e deverá permanecer por muito tempo por lá.

Mas como todo ano um time grande desce para fazer companhia para os demais, 2008 foi o ano do CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA; o time carioca que até este ano era comandado pelo “todo poderoso” Eurico Miranda, em 2009 disputará a 2ª divisão do brasileirão. Aqui no Rio de Janeiro, torcedores de todos os outros times comemoram a caída do Vasco e daqui de Copacabana dá pra se ver a Atlântica lotada de gente comemorando e outros, os vascaínos, lamentando.

Quem deixa a série B do Brasileiro são: Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri; estes times ocuparão as vagas da Ipatinga, Vasco, Figueirense e Portuguesa, que farão companhia a Ponte Preta, Vila Nova, Bragantino, Juventude, São Caetano, Paraná, Ceará, ABC, Brasiliense, América de Natal, Fortaleza e o ex-campeão brasileiro E.C. Bahia, que desceu e jamais conseguiu voltar a subir.

Parabéns ao São Paulo Futebol Clube pelo hexa campeonato; três vezes seguidas, campeão brasileiro de futebol.

Uma hora destas, Carlinhos do Bule-Bule em Feira de Santana, deve estar se roendo de raiva, enquanto Cardeal, do Bar São Carlos, também em Feira de Santana – Bahia, rindo atôa! Alô Grampão, que está aí no céu uma hora destas, dirigindo uma 1519 pelas nuvens; esta do Vasco em 2008 foi péssima!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires
Meu site: www.irregular.com.br
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 07/12/2008
Código do texto: T1323868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.