"É DIFÍCIL VIVER"


O humano sempre expressa vontade de ser algo que não pode,
ser um passarinho...ou um peixe, ou uma ave de porte maior, 
ou um lindo e diminuto passarinho, tal qual um beija-flor.
Na fantasia é tudo muito bonito, até porque, se tem a idéia de
que a vida de um passarinho é as mil maravilhas; voam para
onde quer, comem as frutas que escolherem; não tem compromissos nem tem que pagar impostos, aluguel ou coisa assim.
Porém se pararmos para pensar, vamos ver que não é bem assim;
o mundo foi feito com as suas vantagens, as suas mordomias, e também com as suas preocupações; mas qual a preocupação de um passarinho? Ora! Ele tem que se preocupar com os predadores! Um passarinho não pode se dar ao luxo de ficar despreocupado correndo no chão; pois ele tem o gato como seu inimigo natural, o cachorro, a raposa...a cobra; e como se não bastasse, mesmo estando no alto de uma arvore, ele tem o perigo voador! O gavião! O carcará! Que são as piores ameaças que os coloca em perigo permanente.
É assim pensando que tomamos consciência de que viver não é fácil para ninguém; nem mesmo para quem voa, ou quem não precisa arranjar emprego para arranjar dinheiro para pagar um aluguel, uma conta de não sei que, o perigo está em toda parte, e para todos os seres viventes, tenham eles inimigos ou não.
O lindo peixinho que nada feliz no seu habitat, o humano o olha e acha uma tranquilidade para ele, mas ele sabe que não pode descuidar-se, pois alguém quer pega-lo, para fazer dele uma refeição; e assim é o lindo boi no pasto, a paca livre na selva, e outros lindos animais que correm livres pela selva, que tem que ralar para manter a sua saúde, e manter a sua pele intacta.
É por essas e outras, que devemos nos contentar com a nossa condição de humanos, e seguirmos as nossas vidas, tal qual a natureza nos gerou.
Eu penso assim.