Almas gêmeas - uma estupidez criada pela mídia

Almas gêmeas
 
Quem crê em alma gêmea? Talvez possam existir almas geminadas, como aquelas casas construídas uma ao lado da outra por um casal de engenheiros do amor, que por magia podem atravessar paredes e entrar na casa do outro: - a individualidade de cada um, tesouro guardado em cofre que acabamos por dar a conhecer a senha a quem amamos.
Melhor ainda quando a parceira (o) possui qualidades que o parceiro (a) não possui. Um é mais avoado, outra é uma pessoa mais prática. Essa ideia de alma gêmea é muito narcisista. É como se o cara se vestisse de mulher diante do espelho e desse um beijo em sua imagem ou como se a mulher vestisse um terno com gravata e tudo, pusesse um bigode postiço e colasse o bigode no espelho ao dar o beijo.
Tem uma música muito boa que a Paula Toller canta que tem uma espécie de refrão que é assim "Ah!...Eu quero você como eu quero.". Certa vez uma namorada queria até que fosse a nossa música. No livro Esaú e Jacó de Machado de Assis, há a história de dois gêmeos que eram vestidos iguaizinhos, educados da mesma maneira e na verdade eram completamente diferentes. Acho uma babaquice das mamães comprarem roupas iguais para filhos gêmeos, às vezes até uma idade que chega a constranger as crianças.
Normal sentir amor e ódio das diferenças. Quem aspira uma alma gêmea poderá ter asma! Cada pessoa é como sua impressão digital: uma marca diferente de todas as outras. João Cabral de Mello Neto disse que o homem precisa de uma rotina. Rotina para escrever, rotina para ter sua vida pessoal tranquila, para pensar e se dedicar aos filhos. Para tanto, em um poema, escreveu que, no fundo, no fundo, escolhemos é qual frustração a gente quer. Tem outra: música que a Elis Regina cantava que tinha um pedaço que era assim "As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam, pois o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões..." Música mais realista do que crença em alma gêmea. O risco de haver almas gêmeas é o de aparecer uma trigêmea. Aos namorados, casados, amantes, cabem manter a chama acesa. Conheço um cara que teve uma amante por vinte e um anos, ele disse que ela que tornou possível ele aguentar o casamento - é a chamada amante estabilizadora.
A Mara foi Amante do Arnaldo por 31 anos, até que ele morresse já viúvo. Suas amigas disseram que ela podia entrar na justiça para ser beneficiada financeiramente pela Lei do Concubinato. Ela não quis um centavo. Faltou honestidade amorosa nela?
Meu amigo Luís Jorge que conheço há 43 anos, morador do Leblon, comerciante, tinha o projeto de ficar solteiro (agora os nomes são reais), mas conheceu a Lea num ônibus e ao saltarem beijou-lhe a boca com um chupão delicioso, nunca mais teve outra mulher. Pela intimidade que tenho com o Luís se tivesse acontecido teria me dito. Lea gosta de samba, Luís não! Mas ela vai e quando volta; chega depois de todos aqueles rebolados lá, cheia de amor e carinho. Um grita com o outro, mais o Luís; ela o manda à merda. Como diria Fausto Wolff - é não conversando que eles se entendem. Bom agora quem quiser que continue procurando sua alma gêmea, de preferência numa sala de bate papo - chat, que chato! O que se encaixa perfeitamente são duas peças de lego, ainda assim esse encaixe é infantil; em encaixe entre adultos: o buraco é mais embaixo.
 

 
Fabio Daflon
Enviado por Fabio Daflon em 27/12/2008
Reeditado em 28/03/2020
Código do texto: T1355002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.