Falta de espírito natalino

Falta de espírito natalino

Neste último mÊs algo aconteceu de estranho. Uma coisa nova para mim. Final do ano, papai noel pra tudo quanto é lado, sorrisos, abraços, carinho, mensagens, músicas já há tanto tempo conhecidas.

Enfim, toda aquela coisa que se espera do Natal aconteceu. Dias antes caixas de e-mail lotadas de mensagens, scraps, cada qual mais fofinho e legal, mais alegres, convidativos, harmoniosos, desejos de paz, alegria, união, saúde... nossa, tantos desejos que eu nem sequer consegui decorar.

Falando em decoração... casas, carros, janelas, árvores, pessoas, roupas... tudo num encantamento frenético natalino. Pessoas no orkut usando gorrinho de papai noel, outros tantos apenas com símbolos, palavras ou frases em seus nick's... e eu... bem... eu lá no meio disso tudo sem entender ao certo.

Pelo primeiro ano o Natal passou sem que eu me importasse quase nada com ele, sem que invadisse meu coração uma onda de esperança como em todos os outros anos. Vejo pessoas felizes e não entendo o motivo desta mesma felicidade. Estranho. Só posso estar realmente muito esquisita, mas pela primeira vez na minha vida não me sinto com o espírito natalino, aliás... me sinto até com um espírito de porco talvez... porque me senti amargurada, saudosista, realista demais.

Imaginei crianças passando a noite de natal sem nada para comer em casa, nem coisas gostosas, natalinas, nem nada mesmo. Imaginei filhos de pais pobres dizendo que o Papai Noel não veio esse ano. Imaginei crianças desabrigadas em alguma enchente do mundo.

Enfim, me vi ali, desolada, desanimada, desamparada, assim como tantas crianças e pessoas estiveram. Sem sapato novo, sem roupa nova, sem um brinquedo, sem nem alimento. Sem alma para dar, sem esperança para confiar no futuro.

Que triste foi esse meu Natal... mas hoje, não é mais Natal... hoje é antevéspera de um novo ano que está prestes a chegar.

E como aprendi... na vida nem tudo é apenas promessas e pedidos. Algumas coisas são agradecimento também. Então preciso agradecer a Deus, este ser tão iluminado e sábio. Preciso agradecer ao pai maior por poder pensar, por falar, andar, por ter mãos, por saber ler, por enxergar, por ouvir, por ter cabelos, por ter uma saúde, uma casa, um quarto, por ter um computador, por ter um emprego (embora eu tenha passado boa parte do meu ano reclamando do mesmo... é de onde tiro meu sustento!), por ter alguns amigos em quem eu possa confiar, desabafar, chorar no ombro, pedir ajuda, ir ao cinema, discutir sobre uma música, uma pessoa, um livro; agradecer ainda por minha mãe ainda ser viva e se importar muito comigo, pelos meus irmãos, pelos meus sobrinhos, por ter passado esse ano sem grandes dificuldades, devo agradecer ainda pela grande quantidade de experiências e de aprendizagens que eu tive num relacionamento amoroso, tenho que agradecer a Deus por colocar pessoas sábias e compreensivas em meu caminho, que me ajudaram a ficar erguida o ano todo. Agradeço ainda pela vida de todas as pessoas que cruzaram meu caminho, tenham chegado elas para somar ou para diminuir, cada um só faz a sua parte.

Aprendi ainda este ano que passou que cada um tem aquilo que merece, e se você acha que merece mais, então cabe a você correr atrás disso e fazer a diferença.

Este ano que passou foi um ano de muitas mudanças em minha vida e nem vou enumerá-las, mas com toda certeza cresci um pouco mais e chego mais próxima da idade da razão, de Sartre.

Este ano lutei com todas as minhas forças por um amor, que ainda não sei se está florescendo ou se está murchando... chegou naquela fase crucial na vida de uma flor... que ou ela pega de uma vez na terra em que foi plantada, ou ela simplesmente murcha. Mas pelo menos eu lutei. Aprendi com este mesmo amor que eu sou capaz de muito além do que eu imaginava ser o meu limite. Aprendi que se doar ao outro não significa ser cego ou burro, que cuidar do outro é importante, mas não podemos deixar de cuidar de nós mesmos, e principalmente, aprendo que não adianta eu perguntar para todo mundo que eu conheço o que fariam em meu lugar... meu coração só mora dentro de uma pessoa, e só eu posso decidir que atitude tomar no meu relacionamento, não adiantam conselhos, porque cada um usa suas próprias experiências... e meu coração é o mais sãbio de todos, afinal, ele sabe quando avançar e quando recuar... e se algum dia ele decidir bater em retirada, eu o obedecerei.

Por fim, venho através de minhas mal-traçadas linhas desejar realmente que em 2009 não só minhas, mas nossas esperanças sejam realizadas, que o espírito natalino não seja uma coisa que só chegue em dezembro, e sim que se inicie em janeiro. Que haja PAZ nos corações dos homens, que a sabedoria, a iluminação, a fé, o amor, o desejo de praticar o bem, o otimismo e as vibrações positivas possam inundar as almas dos seres humanos.

Esses são meus mais sinceros votos.