O DOIS MIL E OITO
 
 
      Foi um ano de bênçãos!
Olho e contemplo muitos presentes para desembrulhar, apreciar e agradecer! Graças a Deus são muitos que recebi neste tempo que passou tão rápido!
      Foi fantástico para quem plantou boas sementes em terreno fértil. Germinadas e cuidadas, é preciso buscar o equilíbrio entre o TER e o SER fazendo as necessárias descobertas na realização de cada missão.
      Minha gratidão ao Criador, porque dEle recebo toda a provisão de que preciso.

 
·        Saúde, através dos cuidados necessários para que seja suficiente, e me leve às demais bênçãos para um viver digno;
·        Provisão material de modo que tivesse supridas as minhas necessidades e de outrem, que me foi possível, com meus préstimos assistenciais;
·        Oportunidades aproveitadas favorecendo um novo estilo de vida;
·        Momentos alegres e festivos com meus familiares e amigos, muito relevantes, que nos fez prosseguir adiante;
·        Inúmeros e-mails encontrados em minha caixa de correspondência eletrônica resultantes de amizades reais e virtuais;
·        Palavras de incentivo, conselhos e até puxões de orelha decorrentes do clima de liberdade e confiança de verdadeira e recíproca amizade chegados a horas certas, como se seus autores adivinhassem o meu estado de espírito, refrigerando minhas emoções.
·        A esperança cultivada e as vitórias de sonhos alcançados;
·        Provisão do amor. Sem ele não há vida. Principal ingrediente da vida,  cujo caminho é excelente por ser um dos atributos de Deus. O amor pode ser romântico, mas antes de tudo ele é verdadeiro e real. Amar é uma decisão espiritual praticada em relação a todos e nós amamos porque aprendemos com Deus, pois Ele nos amou primeiro. É o amor que faz crescer todas as demais coisas em nossa vida, porquanto é a síntese da nossa existência;
·        Provisão da alegria, prova da existência de gratidão em nosso coração… “O coração alegre aformoseia o rosto”.
·        Solução dos problemas pendentes;
·        Comemoramos duas grandes conquistas, os 60 anos da Declaração dos Direitos do Homem e os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. São marcos avançados de proteção do ser humano para vida saudável em sociedade. Vale salientar que no país de acentuadas diferenças culturais, econômicas, sociais e políticas, muito falta ainda para o usufruto satisfatório, de todos os direitos e garantias necessários ao bem estar.
 
Mas o 2008, não foi somente vitórias e alegrias. Igualmente precisamos  reconhecer as perdas. Nem é possível mencionar quais perdas, apenas consideraremos que elas também fazem parte do processo de desenvolvimento. Foi um ano complexo emocionalmente falando, face às muitas violências noticiadas. Foram muitos os momentos e dias de tristezas sofridas pelos brasileiros diante de tantas atitudes desumanas. Não foram menos tristes as perdas em consequências de fenômenos naturais. Mesmo diante da dor, e lágrimas derramadas, não se pode perder a esperança, e manter o ânimo ganhando espaço em nossas vidas. O brasileiro é um guerreiro e a sua coragem além de conduzir à execução das tarefas, ela dá continuidade às mesmas, faz com que cada um exerça a fé, produzindo convicções de que não se está sozinho, porém seguros nas mãos de Deus chegaremos todos ao porto desejado.
Algo interessante eu pude observar e prestar atenção no decorrer do ano, as mudanças e aos sinais que a vida nos proporcionou, fazendo-nos refletir melhor. Eles chegaram até nós como verdadeiros faróis mostrando as prioridades, a prevenção das inconveniências e  providências para se evitar um mal maior.
A vida é dinâmica. Tudo está acontecendo com rapidez. O planeta está passando por transformações. É urgente o estarmos atentos e unidos aos nossos princípios, ligados a Deus, agir com inteligência para sabermos o que é necessário fazer a cada passo. Essa atenção, além da reflexão, nos leva ao desapego ao que já não é. Viver no passado é ignorar a necessidade de vivermos uma nova realidade, num mundo cheio de desafios.
O ano de 2008 mostrou o alargamento de muitas novidades: a globalização como uma informação instantânea atingindo todos os seres humanos gerando o encontro das pessoas nos quatro cantos do mundo.
O mundo parece estar com pressa, os sinais estão evidentes para serem observados. Coisas que há dez anos atrás nem se pensava, aconteceram, numa demonstração de estarem sendo resgatados valores até então não muito cultivados, somados ao bom senso e respeito.
Foi um ano de celebração por muitos motivos: o avanço da tecnologia e o avanço da ciência.
O mundo, a mãe natureza e até a humanidade, porque não dizer todo o sistema cósmico parecem cansados de tantos desmandos,manipulação, insensibilidade, egoísmo que travam a caminhada normal. E nestes últimos meses a situação se agrava com o colapso do sistema financeiro mundial. Vêem-se máscaras caindo de muitos líderes esbanjadores.
Entendo que a internet apesar de suas falhas, tem sido a responsável pela produção de grande volume de informações a ponto de esvaziar o público das redes de Televisão. Ela é uma das responsáveis pela democratização da informação, com participações, troca de opiniões, cuja circulação  e efeitos são irreversíveis e imediatos.
De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano velho ficou para trás, as taças de champanhe se cruzam com mil e um desejos, o vinho francês borbulhou dizendo que o Ano Novo chegou!
Cruzam também os olhares, as mãos e os seres humanos em abraços e pensamentos exprimindo em calorosa emoção: “Muita Paz e Muito Amor”.
Sem mágoas, sem ódios, sem rancores, todas as idades vibram entoando o hino da liberdade!
 







Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 01/01/2009
Reeditado em 19/08/2009
Código do texto: T1362438
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.