UM CLIMA DE ROMANCE


Era dezembro de 2008.
Nos dias festivos de Natal e véspera do Ano Novo fomos passar alguns dias no Sítio Paraízo, para descansar.
- Mas descansar de quê, sendo eu uma senhora aposentada?
Sim descansar, porque mesmo aposentada envolvemos em muitas outras atividades que constiituem outros tipos de rotinas. O uso do termo descansar foi apenas um pretexto porque na realidade o mais importante mesmo era usufruir do convívio familiar.
Costumeiramente, reúnem neste sítio, familiares e amigos das famílias Trindade e Araújo, para comemorarem aniversários, festejar o Natal, passagens de ano bem como realizar muitas outras celebrações já que o ambiente tem sempre novidades e motivos para confraternização.
O local é bem adequado e convidativo tanto pelas belezas naturais como a rica e acolhedora hospedagem.
Este ano não foi diferente e contaríamos também com a presença de alguns visitantes amigos que iriam somar as suas com as nossas alegrias.
Quando chegamos ao sítio já estavam lá a Carmem com seus dois filhos Marcio e Juliana. São adolescentes perspicazes e muito inteligentes. A prova disso é que embora envolvidos em muitas atividades, não negligenciam os estudos e assim nunca ficam prejudicadas as férias na casa dos avós. Carmem, educadora incansável com expressante folha de serviço prestada no Estado de Mato Grosso.
Entre os visitantes destacamos o Sr. Marcelo, apelidado de Marcelinho, como é carinhosamente tratado por todos. Acompanhavam-no seus dois filhos o Éric e a Christianne, jovens cuja docilidade e meiguice são notáveis.
Todos nós estávamos a usufruir das mordomias oferecidas pelo casal de anfitriões Rogério e Carolina, irmão e cunhada e pais do proprietário Fausto Cardoso. Desde a nutritiva e saborosa alimentação, desfrutávamos também das belezas da natureza entre elas a rica vegetação com lindas paisagens; os exuberantes jardins; a piscina atraindo para relaxantes mergulhos; o pomar com deliciosos frutos, como uvas em abundância, colhidas do imenso parreiral, cuja sombra é um convite para momentos de reflexão e orações ao Criador. Muitas outras atrações existem nesta linda propriedade: o criatório de peixes, os enormes aviários de onde são abatidos milhares de frangos e exportados pela renomada Superfrango. E ainda está sendo instalada uma Baia, espaço onde são cuidados os cavalos para as cavalgadas como forma de lazer.
Tudo isso contribuía para um clima de romance que pairava no ar, aquecido por enquanto, apenas nos bastidores.
Essa envolvência, como afirmou alguém, à moda antiga, vem sendo desenvolvida no mais amplo respeito, sem esquecer do discreto e permanente investimento.
O Marcelinho além de músico é também poeta, qualidades que o tornam uma pessoa sensível. Canta e encanta com as belezas da natureza, reconhecendo o poder do Criador.
Como músico gosta de tocar violão e cantar, especialmente as lindas e românticas músicas de Roberto Carlos, Moacir Franco e Sérgio Reis. Aproveitando esse seu maravilhoso dom, organiza rodas de cantoria e nelas forma uma graciosa dupla com a Carmem, que igualmente a ele canta muito bem.
É gratificante ouvi-los cantar!
Mas além de cantar, o Marcelinho desenvolve uma boa conversa, pois tem facilidade para comunicar. E isso atrai outros para juntarem a eles. Cheguei a fazer parte de algumas dessas rodas de cantoria e pude observar alguns aspectos que julgamos muito positivos: a maneira de relacionar com as pessoas valorizando-as e exaltando os valores da família.
Fala de como foi sua educação familiar enaltecendo a figura de sua mãe, sem, contudo esquecer o pai e os irmãos.
A mãe do Marcelinho já é falecida, mas a maneira como se refere a ela dá a impressão que ainda faz parte, fisicamente, de sua vida.
O Marcelinho é muito dinâmico e disposto para qualquer serviço.
Por considerar com realismo a questão educacional, as diferenças marcantes do passado e nossos dias, procura repassar aos filhos instruções mistificadas entre o mais antigo e o moderno.
Mas falávamos de um clima de romance.
Às vezes se busca a vida inteira encontrar um tesouro, por desconhecer que ele está dentro de nós mesmos. Podemos até errar o caminho, mas de repente é tão simples, encontramos o tesouro, a felicidade, o amor verdadeiro, quando ouvimos o coração.
Em algum momento, as circunstâncias promovem encontros e a partir daí então esse tesouro toma conta da nossa emoção!