SOCORRO, PELOTAS!

Estes dias escreví nas colunas deste prestimoso jornal Diário da Manhã um artigo sôbre as reclamações sôbre a limpeza do calçadão de nossa cidade.

Não é só o calçadão que tem problemas de limpeza, mas sim, toda a cidade. Tenho constatado que até nas vilas mais distantes do centro o lixo é jogado ao leito das ruas, provenientes dos pátios, das podas irregulares, das reciclagens indevidas e dos restos de lixo arrebanhados em nome delas. Basta ser limpo um logradouro e no outro dia ao passar pelo local, com certeza, já terá lixo alí depositado pelos moradores.

A nossa auto-estima anda muito baixa e com isso criou-se a inércia e o descrédito de que podemos ser a mais bela e progressista cidade da metade sul deste Estado e concorrer com as demais, sem medo de ser feliz.

Nossos munícipes não têm se importado com o bem estar, a saúde e a qualidade de vida que poderá decorrer de atitudes mais educadas do que os procedimentos usados atualmente.

Ainda esses dias foi retirado de dentro que um canal de escoamento de água pluvial, encarregado de livrar-nos dos alagamentos tão presentes em nossa cidade, um sofá cama cujo antigo dono achou ser o melhor lugar para depositá-lo.

Não existe em nenhum lugar do mundo administração pública eficiente em circunstâncias tão complicadas como aqui encontramos. Não há recurso que chegue para se gastar em limpeza urbana de uma cidade onde os seus cidadãos não colaboram em mantê-la limpa!

Fica o apêlo: - Vamos socorrer nossa cidade enquanto há tempo!

Publicado no jornal Diário da Manhã, coluna Tribuna do Povo no dia 07/06/2008 - Pelotas/Rs.