Afetividades

Palavrinhas sob a Lua Cheia de Fevereiro,

em um lugar desde lindo Planeta azul

Há quem diga que para filosofar o frio seja favorável, discordo,

assim como com o preconceito de que o idioma alemão seja

a esta atividade imprescindível, pensar é do homem, de todo

àquele que está insatisfeito e tem coragem, ousa empreender

a viagem íntima perigosa e solitária uma vez que todo pensamento

é incomum e singular, há aproximações de visões de mundo, das realidades, verdades...

Minha identificação com os amigos da sabedoria Nietzsche e

Espinosa ( filósofos do corpo?) ocorreu imediatamente, uma

empatia que já tem mais de quarenta anos. Enraizei-me nestes alegres encontros . Apesar de ter vivido e frequentar círculos diversos mantive certos hábitos salutares, privilegiando alimentos vivos assim como procurei alimentar a mente com boa leitura e

muita música o espírito . São-me essenciais estes “ bons e alegres encontros” . Entretanto , creio que cabe a cada um conhecer o que para si é um bom encontro. Um bom encontro resulta em alegria + energia, disponibilidade a ação. Um mau encontro diminui a energia debilita corpo- mente. Um corpo-mente doente é um corpo-mente passivo, ressentido, queixoso, infeliz= desvitalizado.

Para gozar de saúde, paz e felicidade (contentamento, alegria, vontade de potência em Nietzsche ) é preciso conhecer estes caminhos anteriormente, ou seja a paz , a saúde a alegria são os caminhos !

A partir de bons encontros, alegrias-bem estar, construímos trilhas de saúde- alegrias e paz , não necessariamente nesta ordem,.

Somos seres fadados a repetição , portanto a lembrança, memória

de momentos alegres fomenta o desejo e vamos em busca de experiências para retornar aos estados de satisfação.Portanto é indispensável para mudar padrões entristecidos, reprimidos, ressentidos, sair das armadilhas conceituais entrar em contato com

atividades e pessoas que trazem experiências prazerosas apesar do medo da felicidade que cada um carrega em si, devido a culpas, etc...

Encontre o que lhe dá alegria, encontre sua paz interior e, viva na plenitude de suas possibilidades e realizações. Para tanto tenha ousadia de aprofundar-se deixando-se afetar e viver com intensidade e, se possível trabalhe em algo que lhe dá prazer e, se não for possível ganhar o sustento com uma atividade desta natureza pelo menos tenha-a como atividade de lazer. Muito são aqueles que se realizaram desta forma Espinosa jamais deixou de ser um polidor de lentes e mesmo assim produziu uma obra de inestimável valor. Não postergue sua fruição numa postura estóica exclusivamente, tenha ouvidos ao epicuristas que em ti habita paralelamente. Um desafio proposto pelo filósofo Gaston Bachelard é o de que para que tenhamos uma personalidade integral sejamos pessoas e diurnas e noturnas o que vem a ser dar espaço à criatividade, vasão ao lado sonhador não deixando afundar-se na racionalidade.

Cada pessoa é livre para escolher e passa a escolher a partir das experiências, para tê-las é necessário romper preconceitos e para deixá-los é preciso admitir o quanto não sabe sobre a existência destes( humildade) e sua influencia nas decisões, pseudo escolhas, repetições de padrões tristes, auto sabotagens, recriminações , culpas, ressentimentos.

Para superar paradigmas dois são os elementos essenciais energia e conhecimento sem estes a nenhum lugar chegamos tanto no âmbito pessoal como no coletivo.

O conhecimento passa sem dúvida pelo auto conhecimento e, o conhecimento do outro que as leituras e as demais fontes de informação ( linguagens) possibilitam são ferramentas de libertação ou no mínimo janelas abertas de frente ao mar...

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 12/02/2009
Reeditado em 29/05/2009
Código do texto: T1435621