Quando Falamos De Poesias, Poemas...

Quando falamos de poesias, poemas, leituras em livros e etc. o cuidado deve ser redobrada. Palavras floreadas tipos aquelas que precisamos folhear o dicionário para saber o seu significado muitas vezes na metade da leitura já estamos cansados de ler. Poetas e escritores mais simples que usaram palavras mais simples aproximaram-se mais do público.
 
Temos escritores (as), poetas e poetisas como: Carlos Drumond de Andrade, Vinícius de Moraes, Hermann Hesse, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Artur de Azevedo, Olavo Bilac, Artur da Távola e tantos outros que foram perfeitos em suas escritas sem serem cansativos.
 
Sou apaixonada por Hermann Hesse, tudo que ele escreveu, para mim é simplesmente maravilhoso, ler seus livros é delicioso, ele é profundo, sabe tocar as pessoas e muitas vezes fazendo-as vestirem a carapuças ou fazendo que o leitor reflita, sem floreio, com humildade, sem soberbaço, mesmo porque Hermann era um homem simples, porém tinha uma alma e uma vida riquíssima em conhecimentos, talvez seja isso que fez com eu me encantasse em Hermann, era ele um perfeccionista sem ser convencido, usava as criticas dos críticos para refletir sobre seus escritos, lia várias vezes e muitas vezes chegando à conclusão de que eles tinham razão, foi essa humildade que trazia nele que me encantou.
 
Um de seus pensamentos diz: “Mostra a experiência que todo autor de um livro de sucesso é um gênio, mas somente até o limite da centésima edição. Daí por diante, o gênio, na opinião dos críticos, volta a ser um imbecil”.

E finalmente... "Quem Não Tem Capacidade De Eentender Versos Deixará Por Certo, Mesmo Ao Ler Boas Prosas, De Perceber O Mais Palpitante Valor Encanto Da Beleza Literária". Penso que não preciso dizer mais nada.



08/07/2005