Saiba Tratar Sem Perder A Falta De Tato


A falta de tato para resolver conflitos e tratar de assuntos com pessoas que têm ideias opostas a nossas tem sido responsável por muitos desentendimentos e dissabores nos relacionamentos. Por vezes, um problema que poderia ser facilmente resolvido, cria sérios rompimentos por causa da falta do diálogo franco, e da sensibilidade. O afeto, usado com sabedoria é uma ferramenta poderosa, mas pouco usada pela maioria dos indivíduos.

O mais comum tem sido a violência, a agressividade, a intolerância. Existem pessoas que não gostam de mostrar o que realmente senti, se escondem sob um véu sisudo, com ares de poucos amigos, na tentativa de evitar aproximações que deixam expostas suas fragilidades.
São como caramujos, tatus, tartarugas e outros semelhantes. Ao se sentirem ameaçadas, não deixando à mostra nenhuma das suas partes vulneráveis.

A propósito, você já tentou alguma vez retirar, à força, de seu esconderijo, um desses animais? Seria uma tentativa fracassada, a menos que você não se importasse em dilacerar o corpo da sua vítima. A tartaruga, por exemplo, quanto mais você tenta com violência retirá-la do casco, mais ela irá se encolher para sobreviver. Mas se você colocá-la em um lugar aconchegante caloroso e que inspire confiança, ela sairá naturalmente. Assim também acontece com o ser humano.
 
Se em vez de usar a força, use o afeto, o aconchego, a ternura, a pessoa naturalmente de desarma e se deixa envolver. Precisamos aprender a lidar uns com os outros com sabedoria e sem desgastes. A força nunca foi e nunca será a melhor alternativa, ela nos causa sérios prejuízos  tanto para nossa alma e coração como para o opositor. Portanto, saiba tratar sem perder a falta de tato...
 
Criar relacionamentos harmônicos é uma arte que precisa ser cultivada todos os dias e levada a sério. Mas para isso é preciso que pelo menos uma das partes queira. E se uma das partes quiser, por mais que a outra esteja revestida de uma proteção semelhante à de um porco-espinho, ninguém sairá ferido e todo e qualquer relacionamento terá êxito.

Basta lembrar dessa regra bem simples, mas eficaz:... O afeto. Tudo se resolve sem desgastes. Tudo que fazemos na vida ficam apenas algumas lições: A certeza de que estamos todos em processo de aprendizagem. A convicção de que precisamos uns dos outros, a certeza de que não podemos deter o passo, a confiança no poder de renovação do ser humano.

 

Devemos aproveitar as adversidades para cultivar as virtudes. Fazer dos tropeços um passo de dança. Do medo um desafio. Dos inimigos, amigos. Retirar todos os obstáculos e aproveitarmos todas as lições e oportunidades que a vida nos dá para sermos felizes.

29/07/2005