É Possível Preservar Uma Amizade?

Dentre tantas lições que tenho aprendido na vida, uma delas é preservar as amizades, entre colegas e amigos. Porém, a amizade que não cede que não dá chance para o outro acertar quando esse errou, que não perdoa e nem desculpa é porque ela jamais existiu... E preservar as amizades, foi uma das mais difíceis tarefas que Deus nos deixou...
 
Não somos perfeitos, e todos os dias nós estamos sujeitos a erros, sejam eles grandes ou pequenos e quando perdoamos ou desculpamos alguém ou somos perdoados ou desculpado, penso que estamos quites com Deus.
 
Mas nem sempre isso acontece, nem quando tentamos de todas as formas nos reconciliarmos com quem erramos ou é por orgulho de quem não quer ceder, por raiva, ou porque aquela amizade agora é desnecessária. Será mesmo que uma amizade pode ser desnecessária?
 
Eu particularmente eu penso que não, pois quando uma amizade não te traz nada você pode levar algo. Quando ela não te ensina, você pode ensinar, quando ela te repudia você a ensina acolher, quando ela for amarga você ensina a doçura, quando ela te odeia você ensina amar.
 
 Muitas amizades são perdidas por egoísmo ou por aquele querer ser sempre o centro das atenções; por se mostrar sempre melhor que os outros ou por causa da mentira; por exigir tudo dos outros sem dar nada em troca. Amizade que não sabe acolher o outro como ele é, ou que não ajuda o outro a ser melhor mesmo depois de um erro cometido, não é amizade.
 
Agora falo da amizade entre um homem e uma mulher... Ela pode existir? Claro que pode! É bem verdade que algumas amizades vêm mais pelo interesse do sexo, e quem respira da manhã à noite, sexo, lábias e cantadas, por uma visão materialista meramente comerciável e terreno não haverá jamais uma amizade pura entre os sexos opostos, mesmo que uma das partes tenha mudado a sua posição, se outro não aceitar ela não vinga.
 
È possível preservar uma amizade? A resposta é Sim! Porém quem desconhece os pontos fortes de uma amizade, jamais terá um amigo, uma amizade verdadeira. A amizade que é unilateral em que um tudo cede e tudo dá, e muito pouco ou nada recebe não é verdadeira e jamais haverá crescimento nela.
 
Amizade vê os erros do outro e não reconhece os seus próprios erros pouco pode criticar; a boa amizade é aquela que usa para com outros a mesma medida que a gente gostaria que usassem; é aquela que tem sempre um lugar disponível, pois amor não ocupa espaço; é aquela que procura sintonizar colocando-se no lugar do outro para entendê-lo melhor.
 
Amizade que age como um calculista medindo a quantidade de tempo entre uma amizade à outra destrói qualquer amizade; a amizade verdadeira não é comparativa, amizade verdadeira arranja sempre um tempinho para as pessoas do que para as coisas; amizade que não sabe relevar as faltas do outro é porque se esqueceu que ele também as tem e aquele que tenta ou insiste em reconciliar-se é porque acredita na possibilidade de um amor maior depois das desculpas ou perdão.
 
Quem já não sofreu desilusões por confiar demais em alguém a quem você julgava ser seu amigo de verdade? Quando a gente abra o coração é porque precisa sair de si, porque fechado à gente atrofia e nos mata psicologicamente e quando menos se espera esse alguém que parecia ter-nos compreendido se afasta. Isto dói isso machuca!
 
Se apenas ficasse nisso ainda, vá lá! Mas algumas dessas amizades, além de afastar ainda sai falando, saem menosprezando o que de íntimo era confiado entre ambos, e isto decepciona pra valer! Abrir-se é correr risco que é igual amar e, fechar-se, isolar-se seria o mesmo que empobrecer na vida. Saint Exupéry em seu livro "Pequeno Príncipe" nos diz uma palavra formidável: "É preciso que eu suporte duas ou três larvas se, quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas!".
 
Amizades verdadeiras são aquelas, que quer de fato nos conhecer por dentro; que quer sintonizar conosco, que quer nos compreender, que quer nos ensinar e quer nos ver crescer melhor; que nos anima em todas as circunstâncias boas e más. A amizade superficial é aquela que por fora conhecemos enquanto que por dentro continua desconhecida. "O que enxergo é apenas a casa. O essencial é invisível aos olhos" (Saint Exupéry).

Uma das coisas que eu aprendi é que quando uma amizade te dá chance , quando ela abre o coração e deixa você entrar ela deixa de ser superficial para começar a ser profunda, pois sendo ela uma nova ou velha amizade a jornada de conhecimento é sempre longa, silenciosa e cheia de surpresas.

 


10/01/2009